Feira Literária das Periferias (FLUP) chega à sua 14ª edição em 2024 e ocupará o Circo Voador, na Lapa, de 11 a 17 de novembro. Neste ano, a FLUP apresenta uma programação composta em mais de 90% por mulheres negras, promovendo uma reflexão ampla sobre literatura, cultura e resistência social.
Com o tema “Roda a saia, gira a vida”, o evento explora a influência cultural e política das mulheres negras. Sob inspiração da frase da filósofa Angela Davis, “quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela”, a FLUP propõe uma jornada afirmativa de protagonismo feminino.
A programação do evento conta com mesas literárias, shows, oficinas formativas e rodas de samba. Conceição Evaristo participa de um dos saraus, e outras figuras de destaque, como Lia do Itamaracá e Dona Onete, garantem atrações musicais. Além disso, o Ciclo de Debates Aquilombamentos reúne representantes de movimentos étnicos e sociais, com o objetivo de expandir discussões sobre gênero, raça e temas climáticos.
+ MAIS NOTÍCIAS DE ENTRETENIMENTO, ARTES E CULTURA? CLIQUE AQUI
Para homenagear a historiadora e ativista Maria Beatriz Nascimento, a FLUP busca valorizar a memória e o legado de quem lutou pelos direitos humanos no Brasil. Essa homenagem se reflete nas atividades artísticas, com eventos que celebram seu impacto nas novas gerações.
Apresentada pelo Ministério da Cultura e Shell, a FLUP 2024 conta com o apoio do Instituto Cultural Vale, Globo, Fundação Ford e Instituto CCR. A entrada é gratuita para todos os dias, e a programação completa está disponível no site do evento.
Festa Literária das Periferias-FLUP
- Dias: de 11 a 17 de novembro
- Local: Circo Voador
- Endereço: Rua dos Arcos, s/n, Lapa – RJ
- Entrada gratuita
- Mais informações no site