O médico grego Hipócrates, conhecido como o pai da Medicina, uma vez disse: “Se alguém deseja saúde, é importante se perguntar primeiro se está pronto a abandonar as razões pelas quais ficou doente. Apenas assim será possível ajudá-lo.” Essa citação ressalta a complexa interação entre nossa saúde física, mental e emocional, destacando a importância de compreendermos as causas subjacentes aos nossos sintomas.
Trouxe alguns exemplos, de doenças e seus significados, e algumas afirmações que podem ser ditas para que o bem-estar, a autoestima, e para que a vida fique mais saudável, porém, de maneira alguma, esses exemplos são a cura da doença, mas apenas uma forma de ter conhecimento e que sirva como uma reflexão, para que através da reflexão se possa enxergar o caminho para o autoconhecimento, tão importante e necessário quando se busca a cura.
Os sintomas físicos e psíquicos só podem ser curados, isso é além de eliminados ou transferidos, por meio do autoconhecimento e autotransformação. E a linguagem dos sintomas aponta para seu sentido neste processo.
O que você anda sentindo?
Para que está sentindo essa dor?
Qual a função deste sintoma?
Está repetindo uma doença?
Reconhecer a mensagem dos sintomas e ter disposição para aprender com eles é o primeiro e fundamental passo, estou à disposição para ajudar você a olhar para essa dor, para a doença, @ritacarvalhoterapeuta.
Encontrar a razão e trazer a consciência é um passo difícil. A constelação pode ajudar, mas vou te dar uma dica de como entender alguns sintomas, através de perguntas para refletir e frases de afirmação que ajudam a aliviar os sintomas.
Qual o significado da sua dor?
Coceira:
Pergunte-se: Eu tenho desejos insatisfeitos? Sinto remorso? Estou me punindo? Por que carrego essa culpa?
Afirmação positiva, ajuda a minimizar os sintomas, diga: Tudo que eu precisar estará sempre aqui. Eu aceito tudo de bom sem sentimentos culposos.
Coração:
Pergunte-se: Quais problemas emocionais sérios tenho suportado? Por que me falta prazer? Sinto rejeição à minha vida. Acredito que vivo sob pressão? Sinto que me esforço?
Afirmação positiva, ajuda a minimizar os sintomas, diga: Eu tenho alegria, alegria, alegria, amor e paz. Eu prazerosamente aceito tudo na vida.
Asma:
Pergunte-se: Eu sou supersensível? Meu amor está sufocado? Estou suprimindo o choro? Estou escondendo, sufocando meus sentimentos?
Afirmação positiva, ajuda a minimizar os sintomas, diga: Eu sou livre. Eu me encarrego da minha própria vida. Eu posso expressar meus sentimentos como são.
Diabete:
Pergunte-se: Tenho um profundo sentimento de mágoa? Eu acredito que não sou amado? Me falta açúcar na vida?
Afirmação positiva, ajuda a minimizar os sintomas, diga: Eu permito que a vida seja gostosa. Eu deixo o passado ser apenas passado. Eu aceito que o prazer e a alegria sejam as bases da minha vida.
Garganta:
Pergunte-se: Estou reprimindo a raiva? Estou engolindo ferimentos emocionais sem senti-los? Estou engolindo sapos?
Afirmação positiva, ajuda a minimizar os sintomas, diga: Eu me expresso com alegria e ninguém pode me magoar. Eu posso sentir raiva.
Olhos (problemas):
Pergunte-se: Não estou gostando do que vejo em minha vida? Estou sentindo medo do futuro? Não quero enxergar a verdade?
Afirmação positiva, ajuda a minimizar os sintomas, diga: Eu vejo com olhos amorosos, eu vejo a verdade, eu vejo claramente. Não tenho medo do futuro.
Pressão Sanguínea ALTA:
Pergunte-se: Estou remoendo um problema insolúvel? Ando mantendo os problemas em minha vida? Me acostumei com o problema?
Afirmação positiva, ajuda a minimizar os sintomas, diga: Eu sou alegria e deixo o passado dissolver-se. Eu dou conta de resolver. Eu posso lidar com isso.
Pressão Sanguínea BAIXA:
Pergunte-se: Estou deprimida? Fui magoada? Sinto raiva?
Afirmação positiva, ajuda a minimizar os sintomas, diga: Eu vivo com mais alegria agora; a vida é alegria. Tudo bem, eu sentir raiva.
Olá, sou seu sintoma.
Apareci por aqui como um alerta do seu corpo, para lembrar que você se esqueceu de ouvi-lo e de confiar em sua sabedoria natural.
Engolir pílulas para me eliminar, achando que sou um erro, pode ser necessário em casos emergenciais e pode causar alívio, mas sem a avaliação da minha causa e sentido, com a implantação das mudanças que sinalizo necessárias (em padrões mentais, em comportamentos ou em seu meio), voltarei a surgir, de uma forma ou de outra.
Estou aqui para permitir ao seu corpo falar, rompendo o silêncio entre você e ele, transformando-o em um “problema” que determina exigências de saber e configura necessidades de cuidado e intervenção.
Violo o seu aparente equilíbrio para poder revelar, à sua consciência, que você está desintegrado. Aponto para a cura, portanto, como integração – como a cura do concreto. Busco ser transformado em um guia para o seu autoconhecimento, como oportunidade de crescimento.
A questão é: você quer continuar tentando o que tem fracassado há milênios, ou seja, eliminar-me do mundo, ou quer fazer o esforço de reconhecer-me como indicador de caminho e seguir-me?
Tatiana Bottari