ColunistasRita Carvalho - Constelações

Cinco, o número do mês de maio

Cinco, o número do mês de maio

Cinco, o número do mês de maio | Imagem Criada/Rita Carvalho

Na tradição cabalística, cada letra do alfabeto hebraico tem um valor numérico correspondente, e a esse sistema se atribui o nome de Gematria. Através dela, pode-se atribuir valores numéricos às palavras e, por conseguinte, explorar significados mais profundos e ocultos.

Afinal, cada letra tem significados e vibrações. E tais segredos tem aplicabilidade aos dias do nosso calendário, datas de aniversário, ao número da casa que moramos. Frequentemente, as sincronicidades acontecem o tempo todo em nossas vidas, como por exemplo ver horas repetidas.

+ LEIA TAMBÉM: ► RITA CARVALHO: Somos todos um só: conexão, consciência e transformação

A sincronicidade se refere a coincidências significativas,  que parecem, sobretudo, ter uma conexão especial, mesmo que não tenham uma causa evidente.

Esse termo se popularizou, antes de tudo, por Carl Gustav Jung (1875-1961) um psiquiatra suíço que se tornou um dos mais importantes psicanalistas da história, ao lado de Sigmund Freud.

De antemão, Jung fundou sua própria abordagem psicológica, que chamou de Psicologia Analítica, que enfatiza a exploração do inconsciente individual e coletivo.

Cinco, o número do mês de maio

Cinco, o número do mês de maio

+ LEIA TAMBÉM: ► RITA CARVALHO: Origens familiares: descubra a sua e desfaça os nós de sua vida

Assim sendo, sua pesquisa influenciou vários campos além da psicologia, incluindo antropologia, filosofia e teologia. Embora tenha exercido sua profissão como médico, ele também se interessou por ocultismo e, simultaneamente, considerado por muitos como um místico.

Em contrapartida, Jung deixou um legado significativo na compreensão da psique humana e continua sendo amplamente estudado e debatido até hoje.

Publicou um artigo intitulado “Sincronicidade – um princípio de conexão a causal”, no ano de 1952, juntamente a um volume que possuía um estudo com tema similar, elaborado pelo físico e vencedor do prêmio Nobel Wolfgang Pauli.

Nada por acaso

Jung observou que algumas situações coincidentes de um ou mais acontecimentos não se resumiam a probabilidades de acasos. Do contrário, a bem da verdade, consistiam em acontecimentos simultâneos, sem relação de causalidade ou lógica de tempo e espaço. E que, de alguma forma, transformava a vida dos envolvidos. Com isso, chegou à conclusão de que a sincronicidade mexe com as emoções tal qual gera mudanças no estado de consciência do indivíduo.

Ou seja, a sincronicidade resulta em uma transformação pessoal, e, que esses eventos significativos não são meras coincidências, mas sim manifestações de um padrão subjacente ou dinâmica no universo.

Cinco, o número do mês de maio | Imagem Criada/Rita Carvalho

Repetições

Quando a sincronicidade nos mostra números repetidos, tanto a numerologia como outras tradições espirituais os interpretam como sinais ou mensagens.

O número 5, em particular, simboliza mudança, liberdade e aventura. Ele  pode indicar a necessidade de liberdade e a busca por novas experiências, ao mesmo tempo que sugere movimento, viagens e a disposição para se adaptar a novas situações.

Além disso, o número 5 pode se tratar de um lembrete para equilibrar o trabalho com o lazer e a importância de cuidar da saúde e do bem-estar geral.

“Sincronicidade é a união de eventos internos e externos de uma maneira que não pode ser explicada por causa e efeito e que seja significativa para o observador.”
Carl Jung.

+ LEIA TAMBÉM: ► RITA CARVALHO: O fim do mito da mãe perfeita

Inconsciente coletivo

Esta frase captura a essência do conceito de sincronicidade, que sugere uma conexão significativa entre o mundo interno da psique e o mundo externo dos eventos, sem uma relação causal direta.

É um conceito que continua a intrigar e inspirar muitas pessoas no campo da psicologia e além. Mas para que a sincronicidade aconteça, é indispensável que seja fruto do inconsciente coletivo, que é um conjunto de sentimentos, pensamentos e lembranças compartilhadas por toda a humanidade. Pois os seres humanos estão interligados e interconectados o tempo todo.

Na Qabalah, o número 5 é associado a uma vibração intensa, representando o senso de justiça, inteligência e a alegria e espontaneidade natural de uma criança. É relacionado ao quinto caminho da Árvore da Vida, que fala sobre a inteligência fundamental, uma sabedoria que vem das profundezas dos outros caminhos, por isso, é bem importante este número se ele estiver aparecendo em um padrão de repetição na sua vida.

O número 5 também é ligado aos cinco sentidos do ser humano estando conectado a tudo que é prazeroso e que traz a sensação de aventura, está associado ao pentagrama, simbolizando a união das forças dos quatro elementos e o espírito, a vibração do número 5 é associada à liberdade, simboliza a evolução humana, sem a qual a transformação e a revolução não seriam possíveis.

Ainda está associado à responsabilidade humana e aparece aproximadamente 318 vezes, na Bíblia, e é usado para representar temas de responsabilidade, provisão e graça divina.

Por exemplo:

  • 5 dedos nas mãos e pés, usados para trabalhos práticos. Tanto nas mãos quanto nos pés, temos 5 dedos simbolizando ação e responsabilidade.
  • 5 sentidos que Deus nos deu para perceber o mundo: visão, tato, olfato, audição e paladar, implicando a responsabilidade de usar esses dons adequadamente.
  • 5 pães que Jesus usou para alimentar 5 mil homens, destacando a provisão e a responsabilidade de cuidar dos outros.
  • 5 feridas de Cristo na cruz, 2 nas mãos, 2 nos pés e 1 do lado. representando o sacrifício supremo e a responsabilidade pela redenção da humanidade.
  • Davi e as 5 pedras lisas que usou para enfrentar Golias, simbolizando a responsabilidade de confiar em Deus para a vitória.
  • O Pentateuco, que contém as leis e responsabilidades de Deus para o povo, possui 5 livros: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
  • O 5° Mandamento instrui os filhos a honrar os pais. “Honra teu pai e tua mãe”, um mandamento que fala diretamente sobre a responsabilidade para com os pais (Êxodo 20:12). Este mandamento enfatiza a importância do respeito e da gratidão para com os pais, vistos como representantes de Deus no cuidado e educação dos filhos. É um princípio que sustenta a estrutura familiar e, por extensão, a sociedade. Portanto, o mandamento não se limita apenas à ação física, mas também abrange o coração e as atitudes internas.
+ LEIA TAMBÉM: ► RITA CARVALHO: Honrar os pais é honrar a vida

O Cinco em sua vida

Esses exemplos bíblicos mostram como o número 5 representa um símbolo de responsabilidade humana diante de Deus e dos outros e da própria terra.

Portanto, se você está encontrando o número 5 repetidamente, pode ser um sinal para você considerar mudanças positivas em sua vida, buscar novas oportunidades ou prestar atenção ao equilíbrio entre trabalho e diversão. É sempre interessante observar como esses padrões aparecem em sua vida e o que eles podem simbolizar para você pessoalmente.

“Todas as respostas que você busca, estão dentro de você” quer descobrir como encontrá-las? Me pergunta.

Siga Rita Carvalho no Instagram | Clique na Imagem

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

 

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Colunistas