Coluna Luta Animal - Patrícia NunesDireitos HumanosSão Gonçalo

Veterinários atendem cães e gatos de graça em São Gonçalo

O Centro de Atendimento Veterinário Municipal (Cavem), localizado no Mutuá, oferece serviços de castração e consultas de baixa complexidade para cães e gatos dos moradores de São Gonçalo. Nos últimos três meses, a unidade realizou 612 cirurgias e 640 consultas, além de aplicar a vacina antirrábica. Todos os serviços são gratuitos e as castrações são agendadas previamente através do aplicativo Colab, que disponibiliza datas divulgadas no site e redes sociais da Prefeitura.

Para aqueles que não possuem acesso à internet, o Cavem atende pessoalmente às quartas-feiras, realizando 15 marcações. As consultas são organizadas diariamente por ordem de chegada, priorizando os casos mais urgentes. A unidade não realiza exames de raio-x, sangue e ultra, nem atende casos de média e alta complexidades, como fraturas.

Para a vacinação antirrábica, basta levar o animal à unidade, preferencialmente na parte da tarde. Animais doentes, com febre, diarreia ou outras enfermidades, assim como as fêmeas gestantes ou amamentando filhotes, não podem ser vacinados. Os animais muito magros, debilitados, fracos, com secreção e que visivelmente apresentem estado mórbido também não são vacinados.

A cirurgia de castração é realizada em gatos e cães, machos e fêmeas, desde que o animal tenha peso mínimo de 5 quilos e máximo de 25 quilos. Para o pedido da cirurgia, é pré-requisito obrigatório ser morador da cidade, ter mais de 18 anos, apresentar CPF, identidade e comprovante de residência. Cada morador tem direito a cadastrar um animal por CPF por mês. O serviço pode beneficiar mais gonçalenses, mas está sendo subaproveitado devido às constantes faltas dos usuários.

Os protetores de animais podem cadastrar dois animais por mês, após preencher uma ficha de cadastro na Vigilância Sanitária, que fica na sede da Secretaria de Saúde, no Boa Vista. Em seguida, devem seguir para o Cavem, às quartas-feiras, para a marcação das cirurgias. Os protetores não precisam fazer o pré-agendamento pelo Colab.

O Cavem funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h30, e fica na Avenida Paula Lemos, 307, em frente ao Colégio Santa Mônica. É importante lembrar que os serviços são destinados apenas para casos de baixa complexidade e que os usuários devem seguir as orientações e comparecer nos dias agendados para evitar desperdício de vagas.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *