A peça “Homens Pink”, inspirada em histórias reais de homens gays acima dos 60 anos, chega ao Sesc Niterói nesta sexta-feira, 8 de novembro, e ao Sesc São Gonçalo no dia 19, ambas as sessões às 19h. Com direção e atuação de Renato Turnes, o espetáculo da Cia. La Vaca teve uma temporada aclamada no Rio de Janeiro e agora cruza a ponte para alcançar novos públicos.
O solo de teatro-documentário baseia-se em depoimentos de nove homens sobre infância, festas, a epidemia de HIV e a luta pela resistência. A narrativa conecta essas experiências ao acervo pessoal de Turnes, cuja peça é adaptada de seu documentário homônimo, disponível no YouTube.
+ MAIS NOTÍCIAS DE ENTRETENIMENTO, ARTES E CULTURA? CLIQUE AQUI
Espetáculo e documentário traz a tona experiências que são invisibilizadas. O casamento entre pessoas do mesmo sexo só foi permitido e validado por lei, em 2013. E ainda assim, recentemente voltou a ser tema de discussão para sua proibição. É interessante trazer como essas pessoas com mais de 60 anos lidaram e lidam com a homofobia, e como fizeram para sobreviver no país que mais mata a população LGBTQIA+, no mundo.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Exibição em três cidades e mês do orgulho LGBTQIA+
Renato Turnes destacou a importância do projeto:
É muito importante para a La Vaca essa oportunidade que o Sesc proporciona. Vamos levar nosso trabalho para três cidades diferentes da região metropolitana do estado do Rio. Novembro é o mês da Parada do Orgulho LGBTQIA+, o que dinamiza a atenção para questões da nossa comunidade.”
+ MAIS NOTÍCIAS DE SÃO GONÇALO? CLIQUE AQUI
A temporada é viabilizada pelo edital Sesc Pulsar e tem duração de 50 minutos. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada), com classificação etária de 14 anos. As apresentações ocorrem no Sesc Niterói, localizado na Rua Padre Anchieta, 56, e no Sesc São Gonçalo, na Av. Presidente Kennedy, 755.