CotidianoNiterói

Historiador francês Ivan Jablonka participa de evento na UFF

Historiador frances Ivan Jablonka participa de evento na UFF

Ivan Jablonka – Foto: Divulgação

O historiador e sociólogo francês Ivan Jablonka, considerado um dos principais intelectuais da atualidade, participará de uma conferência sobre as relações entre história e literatura. O evento, gratuito e aberto ao público, acontecerá no dia 6 de dezembro, às 10h, no Campus do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF).

A atividade integra o conjunto de eventos “História, literatura e ciências sociais”. A iniciativa é organizada pelo laboratório Observatório do Tempo Presente do Instituto de História da UFF. Outras instituições de ensino supeior atuam em parceria.

Nome importante da vida intelectual europeia, Jablonka é uma das referências nas discussões mais recentes sobre história e literatura. Professor da Universidade de Sorbonne Paris 13, suas obras se destacam pelas reflexões sobre subjetividade, escrita e pesquisa. Também abordam temas fundamentais do mundo contemporâneo, como masculinidades, violência de gênero e crianças em situação de vulnerabilidade social.

O autor recebeu os prêmios Le Monde e o Médicis e integrou a lista do Prêmio Goncourt na França. Jablonka teve algumas de suas obras adaptadas para os meios audiovisuais, como “Laëtitia – Ou o Fim dos Homens”e “No trailer, uma história de nossas férias”.

A reflexão sobre vidas individuais e história é uma das marcas de sua obra. Suas pesquisas sobre o papel da assistência social francesa na criação de políticas públicas voltadas à infância e à juventude se relacionam com uma temática particular do escritor: a das crianças abandonadas.

Destaque internacional

Neto de judeus assassinados em Auschwitz, Jablonka teve grande reconhecimento do público com o lançamento do livro “História dos avós que não tive”, publicado em 2012. Na obra, o autor narra sua trajetória de investigação sobre a história dos avós paternos, deportados para a Polônia quando seu pai tinha apenas três anos de idade.

O livro revela os procedimentos de pesquisa do historiador movido por uma busca pessoal, mas se integra a uma história coletiva: a história das milhões de vítimas do genocídio judaico e de seus descendentes.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Cotidiano