Leste FluminenseNiterói

Fortes chuvas deixam Niterói em estágio de atenção

Fortes chuvas deixam Niterói em estágio de atenção

Fortes chuvas: Niterói entra em estágio de atenção | Créditos: André Freitas/Folha do Leste

A Defesa Civil de Niterói alerta para o risco de chuvas fortes nos próximos dias. A cidade está em estágio de atenção, o que significa que a população deve ficar atenta às orientações do órgão.

Em 24 horas, o bairro Engenho do Mato recebeu 70 mm de chuva. Em Jurujuba, foi identificado um deslizamento de terra que não atingiu nenhuma residência.

Em função da continuidade das chuvas e o consequente aumento dos acumulados, o que eleva o risco para deslizamentos, estamos destacando equipes específicas da Defesa Civil para realizarem monitoramentos específicos nas áreas de maior vulnerabilidade do nosso município, que já foram previamente mapeadas. Esse monitoramento tem por finalidade verificar sinais antecipados de possíveis situações de emergência. É muito importante deixar claro que esse monitoramento que vai ser realizado, conta com a participação importantíssima dos voluntários dos núcleos de defesa civil, que atuam junto conosco para reduzir os riscos nas respectivas áreas. Hoje a Defesa Civil conta com mais de 2700 voluntários que colaboram com nossas ações”, explica o secretário de Defesa Civil e Geotécnica, Walace Medeiros.

Desse modo, a Defesa Civil orienta a população a evitar transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamentos. Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, a população deve evitar ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.

“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”

Primordialmente, a chuva representa uma força poderosa da natureza, que pode causar grandes danos, principalmente quando acompanhada de ventos. Em outras palavras, ela pode derrubar árvores, destruir casas e levar pessoas ao chão. Todavia, a Defesa Civil conta com um exército de 2.400 voluntários. Eles estão espalhados por toda a cidade, monitorando as condições climáticas e alertando a população sobre o perigo.

Os voluntários também ajudam a evacuar as pessoas em áreas de risco. Eles estão sempre prontos para agir, mesmo em meio à tempestade.

Niterói também conta com um sistema de sirenes, em 37 comunidades. Sempre que há situação de perigo, as sirenes soam, alertando a população para se proteger. Igualmente, as sirenes também alertam as pessoas para se dirigirem aos pontos de apoio, que são locais seguros onde elas podem aguardar o fim da tempestade.

Encostas

A Prefeitura de Niterói afirma que está investindo em obras de contenção de encostas em toda a cidade. Nas últimas semanas, sete obras chegaram a conclusão, com investimento de mais de R$ 45 milhões, desde 2013, segundo relata a administração municipal.

Uma das obras considerada pela prefeitura como muito importante se trata da realizada na Travessa São Sebastião, no Centro da cidade. A contenção protege, sobretudo, mais de 80 famílias do Morro do Estado.

Emergências

A Defesa Civil de Niterói está preparada para atender a qualquer emergência. A população pode ligar para 199 ou 2620-0199 em caso de necessidade.

Para facilitar o acesso às informações, a Defesa Civil disponibiliza o aplicativo Alerta DCNit, que pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos.

Por fim, A cidade está preparada para enfrentar as chuvas, mas a população deve ficar atenta às orientações da Defesa Civil para garantir sua segurança.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *