A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou nesta quinta-feira (11) alterações no trânsito da Avenida Brasil, principal via expressa da cidade, com o objetivo de diminuir o congestionamento causado desde o início da operação do BRT Transbrasil. As medidas, que visam reduzir o tempo de deslocamento e melhorar a fluidez do tráfego, entrarão em vigor no dia 23 de abril.
Uma das principais mudanças é a liberação da faixa seletiva para carros e motos fora dos horários de pico, das 10h às 16h e das 20h às 5h. Aos fins de semana e feriados, o acesso será permitido durante todo o dia.
►Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui
O limite de velocidade nas faixas liberadas será de 60 km/h, com redução para 40 km/h na altura das estações do BRT. A fiscalização será feita por meio de radares eletrônicos e placas de aviso.
Caminhões continuarão proibidos de circular na faixa seletiva e deverão utilizar as duas faixas da direita na pista central. A Secretaria Municipal de Transportes estuda a possibilidade de restringir o horário de circulação de caminhões na via.
Sendo assim, a Guarda Municipal, com o apoio de drones, intensificará a fiscalização para evitar o uso indevido da faixa seletiva. Contudo, multas no valor de R$ 293,47 serão aplicadas aos infratores.
Dessa forma, a Prefeitura também está investindo na conclusão de 21 passarelas, sendo 18 delas de acesso às estações do BRT, além do alargamento de viadutos e da construção de novas ciclovias.
►Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui
Assim, o BRT Transbrasil, que opera com 26 km de extensão e 17 estações, tem capacidade para transportar 250 mil pessoas por dia até 2030. O Terminal Gentileza, principal ponto de integração do sistema. Assim, oferecendo conexão com diversas linhas de ônibus, VLT e transporte para os aeroportos Santos Dumont e Galeão.
Enfim, as medidas visam reduzir o tempo de deslocamento na Avenida Brasil, que, segundo estudo do Centro de Operações Rio, teve um aumento de 33% no tempo de viagem após a implantação do BRT.