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Empresa do Jaé é intimada por filas e problemas na emissão do novo cartão no Rio

Empresa do Jaé é intimada por filas e problemas na emissão do novo cartão no Rio | Divulgação/Jaé

A empresa responsável pelo Jaé é intimada pela Secretaria de Defesa do Consumidor e pelo Procon, nesta sexta-feira (20), após relatos de longas filas, falta de estrutura e desrespeito ao atendimento prioritário na emissão do novo cartão de transporte do Rio de Janeiro.

A partir de julho, o cartão Jaé será o único aceito nos ônibus municipais do Rio, substituindo o Riocard. Com a mudança se aproximando, o número de reclamações disparou, levando os órgãos de fiscalização a exigirem providências imediatas.

De acordo com a intimação, a empresa CBD Bilhete Digital tem prazo de cinco dias corridos para apresentar um plano detalhado de atendimento à população, sob pena de multa. O documento deve informar:

  • Todos os pontos de entrega dos cartões;

  • Capacidade de atendimento em cada local;

  • Quantidade de funcionários alocados;

  • Horários de funcionamento;

  • Locais com estrutura para atendimento prioritário;

  • Comprovação da ampla divulgação dessas informações.

A Secon e o Procon também determinaram que a CBD divulgue, em veículos de grande circulação, os horários e locais de atendimento. Caso não cumpra o prazo, a empresa poderá ter a distribuição do cartão Jaé suspensa imediatamente.

O secretário de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, criticou a situação.

“Recebemos relatos de que uma idosa desmaiou em uma das filas de emissão do cartão Jaé, que estão chegando a mais de cinco horas. Além disso, falta infraestrutura como cadeiras e água para atender essa população. É inadmissível que os consumidores sejam obrigados a passar por esse tipo de situação e vamos continuar monitorando para que todos os direitos sejam respeitados”, declarou o secretário.

Posicionamento do Jaé

Em nota, a CBD Bilhete Digital confirmou que recebeu a intimação e informou que tem reforçado os atendimentos nas lojas físicas e online.

Segundo a empresa, idosos podem solicitar o cartão pela internet e recebê-lo em casa, gratuitamente, sem a necessidade de ir presencialmente a um ponto de atendimento.

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A orientação é que usuários consultem o status da entrega no aplicativo Jaé e priorizem os canais digitais sempre que possível.

Entenda a mudança

O cartão Jaé começará a funcionar de forma exclusiva nos ônibus municipais do Rio a partir de 5 de julho para gratuidades e, para todos os passageiros, a partir de 2 de agosto, quando o Riocard deixará de ser aceito no transporte municipal.

O Jaé será necessário para acessar o Bilhete Único Carioca (BUC), que permite até três viagens consecutivas, dentro de três horas, desde que uma delas seja no BRT. Fora do BRT, são permitidas duas viagens no mesmo sentido.

Ônibus intermunicipais, trens, metrô e barcas continuarão operando com o Riocard, que segue válido nesses modais.

A previsão inicial era que todos os passageiros já estivessem usando o Jaé desde fevereiro de 2024, mas, devido aos problemas na implementação, o cronograma foi adiado para julho e, depois, para fevereiro de 2025.

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