A “Embaixadores da Alegria”, pioneira em inclusão, desfila no Sábado das Campeãs, dia 17, às 19h, na Marquês de Sapucaí, Rio de Janeiro. Com o enredo “Super-heróis da alegria”, a escola ressalta o papel vital de cuidadores e familiares na vida das pessoas com deficiência.
A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, Riotur, Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Fecomércio. “Observamos o quanto a presença dessas pessoas influencia na qualidade de vida da pessoa com deficiência”, afirma Caio Leitão, cofundador da associação.
Com 17 anos de história, a Embaixadores da Alegria já levou mais de 18 mil pessoas ao maior espetáculo da Terra, participando gratuitamente de desfiles acessíveis. Neste ano, 1.200 componentes, incluindo pessoas com deficiência, desfilarão, destacando a inclusão emocional e alegria.
O enredo revisita o desfile de 2018, conectando o universo dos super-heróis fictícios aos heróis reais que lutam pela inclusão. A escola é um exemplo de inclusão social, utilizando cultura, samba e arte como ferramentas.
Além do desfile, a Embaixadores da Alegria se destaca por suas ações inclusivas ao longo do ano. Com logística planejada para o sambódromo e equipes especializadas, o carnaval do Rio se torna mais acessível a cada ano.