Quarta colocada no Carnaval 2024, a Acadêmicos do Salgueiro anunciou nesta quarta-feira (21) o desligamento do intérprete Emerson Dias, de 52 anos. A decisão, após seis anos de parceria, foi comunicada em nota oficial pela agremiação, que agradeceu a contribuição, emoção e paixão do cantor pelo samba.
O anúncio surpreendeu muitas pessoas do mundo carnavalesco, ao passo que escola de samba obteve pontuação máxima nos quesitos samba-enredo e harmonia.
“O G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro informa com respeito e gratidão a saída do intérprete Emerson Dias após seis anos de parceria. Agradecemos por sua contribuição, emoção e paixão pelo samba. Desejamos sucesso em seus novos desafios. Emerson, você será eternamente parte da nossa história!”, diz a nota da agremiação. ️
Carreira
Emerson começou sua trajetória na escola mirim Aprendizes do Salgueiro. Em 1992, integrou pela primeira vez o carro de som da agremiação principal, ao lado do lendário Quinho, como cantor de apoio. Durante seus oito anos na Academia do Samba, Emerson interpretou sambas memoráveis e fez parte do campeonato de 1993, com o enredo “Peguei um Ita no Norte”.
Em 2000, Emerson se transferiu para a Grande Rio, onde permaneceu até 2013 como cantor de apoio. No ano seguinte, assumiu o microfone principal da agremiação de Duque de Caxias. Em 2019, o Salgueiro o recontratou como intérprete oficial, mas, a dois meses do desfile, a escola também anunciou o retorno de Quinho, que faleceu em janeiro de 2023.
A saída de Emerson Dias marca o fim de um ciclo na história do Salgueiro. No entanto, a agremiação ainda não definiu quem será o novo intérprete oficial para o Carnaval 2025.