A Comlurb montou um esquema especial de limpeza para os festejos em homenagem a São Jorge, nesta terça-feira (23). A companhia reforçará equipes nas imediações das duas principais paróquias, tanto na Matriz, em Quintino, quanto no Centro.
Ainda em Quintino, a Comlurb contará com 162 garis e 16 agentes de limpeza urbana. Elesfarão a limpeza geral, com varrição e remoção de resíduos, além da lavagem hidráulica com água de reuso.
►Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui
As equipes farão os erviço na Rua Clarimundo de Melo e vias do entorno, e terá início às 6h, com a conclusão do trabalho prevista para a madrugada de quarta-feira (24). Entre veículos e equipamentos, serão utilizados 15 caminhões, entre compactadores e basculantes, bem como pipas d’água e quatro varredeiras de grande porte.
Além disso, na segunda-feira, a partir das 14h, a via principal e as secundárias recebem o serviço de pré-limpeza, para deixar o palco preparado para a celebração dos fiéis.
Centro
Já no Centro, as equipes realizarão uma pré-limpeza entre o fim da noite de segunda-feira e a madrugada de terça-feira, em todo o entorno da paróquia, incluindo a Rua da Alfândega, a Praça da República e a Avenida Presidente Vargas, como parte do projeto Calçada de Responsa.
►Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui
Ainda mais, a iniciativa conta com limpeza hidráulica das vias, incluindo reforço nos pontos de urina, com duas pipas d’água, e borrifação de essência de eucalipto, com 20 garis. A manutenção da limpeza está garantida durante toda a terça-feira, em três turnos, com outros 45 garis, se estendendo até a madrugada de quarta-feira.
Caminhões para remoção dos resíduos e uma varredeira darão apoio à operação. Sendo assim, a Companhia vai disponibilizar 50 contêineres para o descarte correto dos resíduos por parte dos fiéis.