Abandonar animais é um mal que tem crescido ano após ano, e devemos sempre lembrar que é crime (Lei Federal n.º 14.064/20, alterando a Lei 9.605/98, aumentando a pena), e deve ser sempre denunciado. O mês de dezembro foi escolhido para esta campanha, pois é o período em que cresce o número de casos de abandono.
Dezembro Verde tem o foco de combater o abandono e os maus-tratos contra os animais.
Só no Brasil, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, existem cerca de 30 milhões de animais abandonados, dos quais 10 milhões são gatos e 20 milhões, cães.
Sendo 89,3% dos animais abandonados são cães e, em sua maioria, vira-latas. 81,1% das ONGs e dos protetores entrevistados citaram que entre os mais abandonados e devolvidos estão os cães pretos. 56,6% também mencionaram os cães de coloração caramelo como as maiores vítimas.
“Leia mais notícias de Patrícia Nunes aqui”
E em segundo lugar, os pitbulls, cujo abandono vem crescendo de forma surpreendente.
O abandono de pit bulls no Brasil é um problema preocupante. De acordo com organizações de proteção animal e abrigos, esses cães são frequentemente abandonados devido a estereótipos negativos associados à raça, falta de informação sobre seu comportamento adequado, além de problemas relacionados à criação irresponsável e ao comércio ilegal.
Trata-se de uma questão social e complexa. Diversas ONGs e abrigos em todo o país trabalham incansavelmente para resgatar, reabilitar e encontrar lares adequados para esses animais. Entretanto, políticas de conscientização permanente e punição aos envolvidos em abandono são prioridade e a população precisa exigir do poder público municipal, estadual e federal, legislação eficiente e fiscalização permanente.
Animais não são descartáveis.
Não abandone.