O Partido Democrático Trabalhista (PDT) realizou, na manhã deste sábado (27), no Clube Canto do Rio, a convenção que aclamou, por unanimidade, o nome de Niterói, Rodrigo Neves, para concorrer à Prefeitura nas eleições de outubro.
Ex-prefeito da cidade por duas vezes, entre 2013 e 2020, Rodrigo construiu em torno de sua candidatura uma aliança que contará com o apoio de 14 partidos. Principalmente, a Federação Brasil da Esperança, composta por PT, PV, e PC do B, que indicou a atleta olímpica Isabel Swan para vice da chapa. Ela está em Paris, disputando os Jogos Olímpicos, mas mandou um vídeo em apoio a Rodrigo, exibido durante o evento.
Não menos importantes, legendas como o MDB, Federação Cidadania-PSDB, União Brasil, Republicanos, Rede e outras siglas, que integrarão a coligação “Por Amor a Niterói”.
De acordo com números divulgados pelos organizadores do evento, cerca de 7 mil pessoas estiveram presentes no evento. Dentre elas, candidatos a vereador do PDT, cujas candidaturas agora estão oficializadas. No público, também haviam lideranças sociais, comunitárias, bem como simpatizantes do político.
De igual forma, importantes lideranças políticas e partidárias compareceram na convenção. Por exemplo, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, assim como o ex-ministro das Comunicações e ex-deputado federal Miro Teixeira. Igualmente, lá estavam os deputados federais Bandeira de Melo (PSB) , Jandira Feghali (PC do B) e Marcos Tavares (PDT).
Os deputados estaduais os deputados estaduais Vitor Júnior (PDT), Comte Bittencourt (Cidadania) e Verônica Lima (PT) também prestigiaram o ato em favor de Rodrigo. O mesmo fizeram os ex-candidatos a prefeito Felipe Peixoto, Deuler da Rocha e Juliana Benício, antes adversários do grupo político de Rodrigo nas últimas eleições, mas agora aliados nesta empreitada.
Nas palavras do agora candidato Rodrigo Neves, ele pretende, junto com todos esses partidos e lideranças, “construir a melhor cidade para viver e ser feliz”. Afirmou que superou muitos desafios, assim como disse ter feito Niterói avançar, governando para todos, com com respeito, diálogo, planejamento e muito trabalho.
“Essa eleição não é sobre Rodrigo, não é sobre o Axel, nem sobre nossos adversários. Essa eleição é sobre aquilo que nos une: a defesa da democracia, o amor e o projeto de uma Niterói cada vez melhor. Nós vamos seguir protegendo Niterói das milícias, dos aventureiros, dos extremistas, do discurso do ódio e da intolerância. Nós juntos vamos transformar Niterói na melhor cidade para viver e ser feliz do Brasil”, discursou Rodrigo.
Depoimentos
O ministro Carlos Lupi destacou a lealdade e o compromisso do prefeito Axel Grael. E disse que Niterói será cada vez mais exemplo para o país.
“Com competência, experiência e amor pelo povo, a nova eleição de Rodrigo Neves para prefeito representa, cada vez mais, os avanços de Niterói. O padrão PDT de governar seguirá fortalecido e reconhecido no Rio de Janeiro e pelo Brasil”, ressaltou Lupi.
Outros dois ministros do governo federal enviaram vídeos declarando apoio ao candidato Rodrigo Neves.
Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, destacou que a parceria com Rodrigo vai garantir a ampliação de investimentos federais firmados com o prefeito Axel Grael, além de novos projetos para Niterói.
Em outras palavras, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana dos Santos manifestou o mesmo compromisso. Ela ressaltou que está motivada a firmar parcerias com Rodrigo Neves. Ainda assim, lembrou a importância histórica de Niterói para os movimentos populares.
Marcelo Freixo
Outro ex-adversário de Rodrigo nas urnas que está engajado na campanha se trata do ex-deputado federal Marcelo Freixo, atualmente presidente da Embratur. Ambos disputaram – e perderam – o último pleito para o governo do estado. Porém, caminharam juntos no segundo turno das eleições presidenciais em campanha para eleger o presidente Lula.
Vale destacar, também, que tanto Freixo como Rodrigo Neves apesar de terem nascido em São Gonçalo, viveram sua infância e adolescência, em Niterói. O político participou da convenção por vídeo, assim como Isabel Swan, ele está em Paris representando a Embratur. Todavia, manifestou seu total apoio à chapa Rodrigo Neves-Isabel Swan à Prefeitura de Niterói.
“Niterói tem um caminho, tem um projeto e a cidade pode melhorar ainda mais. Niterói não merece correr qualquer risco, por isso, com muita certeza e convicção, vou caminhar ao lado de Rodrigo Neves nessa eleição”, disse Freixo.