A Águas do Rio informa que o Sistema Imunana-Laranjal, responsável pelo abastecimento de água em São Gonçalo, Itaboraí e Maricá, começou a retomar a produção de forma gradativa a partir das 6h36 desta quarta-feira (13/11). A previsão da concessionária é que o sistema alcance sua plena capacidade às 15h30 de hoje. A partir desse horário, o fornecimento será restabelecido gradualmente nas áreas afetadas, com previsão de regularização total em até 72 horas.
A paralisação do sistema ocorreu devido a uma falha no fornecimento de energia às 14h15 de ontem (12/11). Como resultado, os municípios atendidos pela concessionária, assim como a Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, ficaram sem água. A Águas do Rio reforça a orientação para que moradores impactados façam uso moderado da água disponível em cisternas e reservatórios. Principalmente, utilizando-a apenas em atividades essenciais até a normalização do serviço.
Como parte do plano de contingência, a concessionária implementou uma operação com caminhões-pipa, priorizando o abastecimento de unidades de saúde, escolas e creches. Para a Ilha de Paquetá, houve o envio de uma balsa de abastecimento emergencial. Em regiões mais altas e nas extremidades das redes de distribuição, a normalização do abastecimento pode levar mais tempo, dependendo das condições locais.
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI