A Prefeitura de Niterói anunciou uma nova ação judicial contra a Enel, exigindo que a concessionária de energia elétrica cumpra o plano de contingência e realize os investimentos prometidos para melhorar a qualidade e segurança do fornecimento de energia no município. O prefeito Axel Grael declarou ter acionado a Procuradoria Geral do Município após um longo apagão que afetou milhares de pessoas, prejudicando serviços essenciais e causando um caos generalizado na cidade.
“É absurdo o transtorno causado desde ontem pela falha do serviço da concessionária, com falta de luz em muitos pontos da nossa cidade ao longo de quase 24h. Venho desde ontem cobrando diretamente à diretoria da Enel a retomada imediata do fornecimento”, frisou o prefeito.
O fornecimento de energia está interrompido em diversos pontos de Niterói. Como resultado, há 32 escolas, 11 unidades do programa Médico de Família e dois restaurantes populares fechados. De igual forma, hospitais da cidade também precisaram cancelar cirurgias e suspender atendimentos, recorrendo a geradores para manter serviços emergenciais.
Situação recorrente
Esta não se trata da primeira vez que Niterói usa da vara como meio de se fazer ouvir pela Enel. Em janeiro desse ano, a Prefeitura moveu Ação Civil Pública na Justiça Federal contra a concessionária, juntamente com o município de Areal, após sucessivos apagões.
Em março, 24ª Vara Federal do Rio de Janeiro, impôs à Enel, dentre outras medidas, a obrigação de restabelecer energia em Niterói no prazo de até quatro horas, quando faltasse luz.
A nova ação judicial busca forçar a Enel a cumprir compromissos assumidos anteriormente para evitar novos apagões e garantir o funcionamento de serviços básicos, essenciais para a população. A situação gerou prejuízos ao comércio e transtornos aos moradores, que aguardam uma solução definitiva para as falhas frequentes no sistema de energia.
Cidade sem água
O que diz a Enel
Em contrapartida, pressionada por não ter garantido a continuidade dos serviços durante quase 24 horas, a Enel se posicionou nesta manhã.
Conforme nota enviada ao Folha do Leste, a falha ocorre em uma linha de distribuição de alta tensão da companhia, que abastece parte de São Gonçalo.
“O incidente ocorreu durante as fortes chuvas com rajadas de vento e descargas atmosféricas que atingem parte do Estado do Rio de Janeiro”, diz a Enel.
A empresa afirma, ainda que técnicos da distribuidora já estão realizando os reparos necessários na Linha. Todavia, ressalta que a ação envolve serviços complexos num local de difícil acesso, sem especificar onde. Ao mesmo tempo, a empresa diz que está realizando manobras na rede para reduzir o número de clientes impactados.
Como resultado, explica a empresa, há reflexos no fornecimento de energia para alguns clientes nas cidades São Gonçalo, Niterói e Maricá.
O problema e a solução
Pela manhã, sobre a falha na subestação de Alcântara, a Enel diz que 87% dos clientes chegaram a ter o fornecimento de energia normalizado. Esse número avançou para 91% na parte da tarde, com a técnicos da empresa ainda atuando nos reparos.
Também de tarde, a Enel Rio disse que normalizou às 11h50 o fornecimento de energia para 100% dos clientes afetados pela ocorrência numa linha de distribuição de alta tensão da distribuidora.
“A empresa esteve com autoridades da região para priorizar e garantir o abastecimento dos serviços essenciais. A Enel segue com reforço de equipes em campo para eventuais ocorrências causadas pelas chuvas na região da subestação”, afirmou a concessionária, em nota.
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