Niterói enfrenta recorrentes problemas de alagamento, uma situação que se intensifica a cada nova chuva. Nesta sexta-feira (8), a previsão meteorológica alertou para precipitações intensas devido à chegada de uma frente fria. Como esperado, diversos pontos da cidade foram tomados por enchentes, e moradores tiveram de lidar novamente com transtornos e prejuízos.
Novembro, segundo o Climatempo, é o segundo mês mais chuvoso do ano em Niterói, com uma média de 130 mm de precipitação, ficando atrás apenas de dezembro. Chuvas acima de 50 mm já são consideradas intensas, e o volume registrado nesta sexta-feira atingiu bairros em diferentes regiões da cidade. Engenho do Mato, Ingá, o Centro e Icaraí são alguns dos pontos mais afetados com as chuvas, registrando alagamentos frequentes e dificultando a circulação de pedestres e veículos.
+ LEIA TAMBÉM: ►Acidente em Niterói: Ônibus atropela mulher e destrói van de cachorro-quente na Zona Sul – VÍDEO
A Defesa Civil emitiu um alerta válido entre 0h de sexta-feira (08/11) e 12h de sábado (09/11), recomendando cautela aos moradores. “Devido às condições atmosféricas, emitimos o aviso meteorológico para a cidade de Niterói. A previsão é de chuvisco/chuva fraca a partir da madrugada e chuva moderada a forte, acompanhadas de rajadas de ventos moderados a ocasionalmente fortes, a partir da tarde de sexta-feira (08/11)”, informou o órgão.
Esse acúmulo de água nas vias revela um problema maior: a falta de um planejamento urbano adequado e de sistemas de drenagem eficientes. Essas deficiências, combinadas com a intensidade das chuvas, contribuem para o agravamento dos alagamentos em Niterói, tornando o trânsito – já problemático em dias normais – ainda mais caótico.
Veja vídeos de alguns ponto completamente alagados, principalmente em Icaraí :