Daniel Viana Muros Rocha, de 21 anos, teve a esplêndida e magnífica ideia de sair de Santa Izabel, bairro onde mora em São Gonçalo para “fazer um ganho” na Região Oceânica de Niterói. Afinal, uma região praiana, em pleno verão, sempre oferece algumas oportunidades de trabalho neste período do ano. Mas a lucrativa oportunidade de trabalho encontrada pelo rapaz não possui amparo legal. Pelo contrário, a legislação qualifica sua conduta como crime de tráfico de drogas.
A atividade comercial do cidadão não depende de estrutura física maior do que uma simples sacola. Tal invólucro se revela o bastante para que microtraficante empreenda e atenda a sua clientela. Todavia, o ponto comercial é importante. No caso em questão, local muito conhecido pela rotineira atividade: a Rua 12, no Engenho do Mato.
Para lá, a fim de averiguar denúncia, deslocou-se uma equipe do Segurança Presente Niterói. Chegando ao local, a guarnição, composta pelo Subtenente Fanara, Cabos Fonseca e Fernandes e, ainda, o extensionista Pelizzon, deparou-se com o mercador de tóxicos Daniel e sua sacolinha de entorpecentes. Além disso, flagrou o instante em que uma transação comercial acontecia, entre o comerciante e um consumidor.
Desse modo, não restavam mais dúvidas de que tal ato se tratava de tráfico de drogas. Nesse ínterim, os agentes realizaram a abordagem do cidadão, realizando sua prisão em flagrante, após ele confessar que estava à serviço do tráfico de drogas local.
A equipe conduziu Daniel e Jhonata para a delegacia. No ato do registro de ocorrência, Daniel foi qualificado como autor, ficando preso à disposição da Justiça. enquanto o consumidor Jhonata como testemunha.
ASSISTA AO VÍDEO
Drogas apreendidas
Contraditório
Por fim, esclarecemos que os fatos relatados nesta reportagem se dão de acordo com apuração da reportagem do Folha do Leste junto à suas fontes, ficando desde já assegurado a Daniel Viana Muros Rocha o direito ao pleno exercício do contraditório dos fatos aqui narrados. Diante da impossibilidade de contato com o preso, dada sua condição de restrição de liberdade, fica desde já aberto o espaço para manifestação de sua versão dos fatos, com a devida atualização desse texto, a qualquer tempo.