Especial Carnaval 2024Niterói

Série Prata: Cubango desfila nesta sexta para voltar à Sapucaí

Série Prata: Cubango quer superar erros do ano passado e dar a volta por cima para voltar à Sapucaí | Divulgação

A Acadêmicos do Cubango desfila nesta sexta-feira (16) pela Série Prata, a terceira divisão do carnaval carioca, buscando, sobretudo, seu retorno à Marquês de Sapucaí. A escola de samba de Niterói se apresenta na Intendente Magalhães com o enredo “Os pássaros da noite e o segredo das criações”. Primordialmente, o tema exalta a importância das mulheres negras na formação da cultura e da identidade brasileira.

Para conquistar o título e voltar à Série Ouro, a Cubango apostou em uma comissão de carnavalescos diversa e multidisciplinar. Ainda mais se considerarmos que o timaço tem a liderança da dupla formada por Gabriel Haddad e Leonardo Bora, campeões do Grupo Especial pela Grande Rio em 2022.

Ainda assim, a equipe conta com a pedagoga Thayssa Menezes; o cenógrafo e figurinista Rafael Gonçalves; a figurinista Joana D’Arc Prosperi; o historiador da arte Theo Neves; e as cenógrafas Jovanna Souza e Sophia Chueke.

A Prefeitura de Niterói realizou um aporte financeiro de R$ 1 milhão ao carnaval da Acadêmicos do Cubango.

Onde assistir, horário e cronometragem

O desfile deve ocorrer, a princípio, entre 1h05 e 2h da madrugada de sábado. O tempo mínimo para apresentação de cada escola de samba é de 35 minutos e o máximo de 40. A TV Brasil transmite os desfiles, a partir das 20h no seu canal no Youtube e às 22h na TV aberta (Rio de Janeiro, canal 2.1).

Enredo afro-brasileiro

O enredo “Os pássaros da noite e o segredo das criações”, trata-se de homenagem às Iyá Mi, divindades do panteão afro-brasileiro. A escola explorará os segredos da criação do mundo, destacando o papel fundamental das mulheres negras na construção da sociedade brasileira.

A narrativa também abordará outras “criações”. Por exemplo, a dos candomblés, no contexto afro-diaspórico. Igualmente, a criação do complexo sociocultural do samba, com ênfase no protagonismo e na sabedoria das mulheres negras. Por fim, a criação da própria escola de samba, resultante da mistura de rua e terreiro. Nesta apoteose final, a Cubango exaltará as mães fundadoras e guias espirituais da agremiação do Morro do Abacaxi.

De graça!

Os desfiles da Intendente Magalhães acontecem com entrada franca, e em dias que não há conflito com o público que vai à Sapucaí para assistir as apresentações do Grupo Especial e da Série Ouro.

Ordem dos desfiles – Sexta-feira (16/02)

  1. Tubarão de Mesquita
  2. Independente de Olaria
  3. Acadêmicos da Abolição
  4. Vila Santa Tereza
  5. Renascer de Jacarepaguá
  6. Força Jovem
  7. Tradição
  8. Lins Imperial
  9. Engenho da Rainha
  10. Acadêmicos do Cubango
  11. Alegria da Zona Sul
  12. Flor da Mina
  13. Leão de Nova Iguaçu
  14. Concentra Imperial
  15. Jacarezinho
  16. Acadêmicos do Dendê

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *