
Série Prata: Cubango quer superar erros do ano passado e dar a volta por cima para voltar à Sapucaí | Divulgação
A Acadêmicos do Cubango desfila nesta sexta-feira (16) pela Série Prata, a terceira divisão do carnaval carioca, buscando, sobretudo, seu retorno à Marquês de Sapucaí. A escola de samba de Niterói se apresenta na Intendente Magalhães com o enredo “Os pássaros da noite e o segredo das criações”. Primordialmente, o tema exalta a importância das mulheres negras na formação da cultura e da identidade brasileira.
Para conquistar o título e voltar à Série Ouro, a Cubango apostou em uma comissão de carnavalescos diversa e multidisciplinar. Ainda mais se considerarmos que o timaço tem a liderança da dupla formada por Gabriel Haddad e Leonardo Bora, campeões do Grupo Especial pela Grande Rio em 2022.
Ainda assim, a equipe conta com a pedagoga Thayssa Menezes; o cenógrafo e figurinista Rafael Gonçalves; a figurinista Joana D’Arc Prosperi; o historiador da arte Theo Neves; e as cenógrafas Jovanna Souza e Sophia Chueke.
A Prefeitura de Niterói realizou um aporte financeiro de R$ 1 milhão ao carnaval da Acadêmicos do Cubango.
Onde assistir, horário e cronometragem
O desfile deve ocorrer, a princípio, entre 1h05 e 2h da madrugada de sábado. O tempo mínimo para apresentação de cada escola de samba é de 35 minutos e o máximo de 40. A TV Brasil transmite os desfiles, a partir das 20h no seu canal no Youtube e às 22h na TV aberta (Rio de Janeiro, canal 2.1).
Enredo afro-brasileiro
O enredo “Os pássaros da noite e o segredo das criações”, trata-se de homenagem às Iyá Mi, divindades do panteão afro-brasileiro. A escola explorará os segredos da criação do mundo, destacando o papel fundamental das mulheres negras na construção da sociedade brasileira.
A narrativa também abordará outras “criações”. Por exemplo, a dos candomblés, no contexto afro-diaspórico. Igualmente, a criação do complexo sociocultural do samba, com ênfase no protagonismo e na sabedoria das mulheres negras. Por fim, a criação da própria escola de samba, resultante da mistura de rua e terreiro. Nesta apoteose final, a Cubango exaltará as mães fundadoras e guias espirituais da agremiação do Morro do Abacaxi.
De graça!
Os desfiles da Intendente Magalhães acontecem com entrada franca, e em dias que não há conflito com o público que vai à Sapucaí para assistir as apresentações do Grupo Especial e da Série Ouro.
Ordem dos desfiles – Sexta-feira (16/02)
-
Tubarão de Mesquita
-
Independente de Olaria
-
Acadêmicos da Abolição
-
Vila Santa Tereza
-
Renascer de Jacarepaguá
-
Força Jovem
-
Tradição
-
Lins Imperial
-
Engenho da Rainha
-
Acadêmicos do Cubango
-
Alegria da Zona Sul
-
Flor da Mina
-
Leão de Nova Iguaçu
-
Concentra Imperial
-
Jacarezinho
-
Acadêmicos do Dendê