
Segurança de hospital se envolve em confusão com paciente – Vídeo | Reprodução/Redes Sociais
Na manhã de segunda-feira (10), um incidente envolvendo um segurança e um paciente chamou a atenção no Hospital Municipal Souza Aguiar, localizado no Centro do Rio. O episódio ocorreu dentro da enfermaria da unidade, após uma discussão entre o segurança e o paciente, que estava internado no 2º andar do hospital.
O conflito começou quando o paciente se desentendeu com funcionários do hospital e, em um momento de tensão, foi solicitado que ele fosse conduzido de volta ao seu leito.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Durante a tentativa de retirada, o segurança afirmou que chamaria a polícia, o que deu início à discussão. No momento em que o funcionário tentou conter a situação, ele deu um tapa no paciente, e, em seguida, derrubou o celular de um amigo do homem que filmava a confusão.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi informada sobre o ocorrido e abriu uma sindicância para apurar os fatos. A SMS afirmou que o paciente discutiu com outros pacientes e funcionários fora de seu andar de internação, o que motivou a intervenção dos seguranças.
A versão do paciente
Em suas redes sociais, o paciente fez relatos sobre o ocorrido e revelou um desentendimento anterior com o segurança. Segundo ele, o funcionário teria demonstrado interesse em sua esposa em uma situação passada, o que teria gerado um clima de hostilidade entre os dois. O paciente afirmou que estava em dor intensa devido a uma fratura no fêmur e que não estava recebendo o atendimento adequado.
“Eu não estava fazendo nada, só queria um remédio porque meu fêmur está quebrado. Estou com muita dor, nem um acesso eles me colocaram. Estou passando dia por dia sustentando a dor a seco”, escreveu o paciente.
Investigações em andamento
A SMS confirmou que a direção do hospital recebeu vídeos do incidente e abriu uma sindicância para apurar as circunstâncias do ocorrido.
A investigação buscará esclarecer todos os detalhes e, se necessário, tomar as providências cabíveis.
Histórico do paciente
De acordo com o prontuário médico, o paciente deu entrada no hospital em 14 de janeiro após um acidente de moto. Ele passou por um procedimento cirúrgico para evitar encurtamento ósseo, mas, mesmo ciente da necessidade de uma nova intervenção, deixou o hospital por três vezes contra a orientação médica. No dia 5 de fevereiro, retornou à unidade pela quarta vez e permaneceu internado até o episódio desta segunda-feira.
+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
O prontuário também registra que, no dia do incidente, o paciente entrou na enfermaria sem autorização e se envolveu em uma discussão com o chefe do serviço de ortopedia e outros médicos presentes, o que pode ter contribuído para o clima de tensão que culminou na intervenção do segurança.
Desfecho da investigação
A sindicância aberta pela SMS visa apurar se houve abuso por parte do segurança e se o atendimento ao paciente foi adequado. A Secretaria Municipal de Saúde está acompanhando o caso de perto e tomará as medidas necessárias após a conclusão da investigação.