BrasilSul

RS: Engenheiros de outros estados ajudam vistorias de imóveis

RS: Engenheiros de outros estados ajudam vistorias de imóveis

RS: Engenheiros de outros estados ajudam vistorias de imóveis | Agência Brasil

A força da solidariedade não tem fronteiras! Em Canoas, no Rio Grande do Sul, após as enchentes que devastaram a cidade, equipes da Defesa Civil e técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação estão contando com um reforço especial: engenheiros de outras cidades brasileiras e até mesmo de um país da América Central.

+ LEIA TAMBÉM: ►MPRS investiga desvios em cestas básicas para vítimas de enchentes

Vindos de Niterói (RJ), São Luís (MA), Campinas (SP) e da Guatemala, esses profissionais, movidos pela compaixão, estão unindo forças para auxiliar na vistoria estrutural dos imóveis atingidos pelas cheias.

No bairro Mathias Velho, Stephanie Silva Salles, moradora, abriu as portas da casa de seu pai para uma equipe de vistoria. “Meu pai é idoso e teimoso, ele quer voltar para casa a qualquer custo. Mas eu sabia que precisávamos da avaliação da Defesa Civil antes”, relata Stephanie.

+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

A arquiteta e coordenadora da Defesa Civil de Niterói, Paula Guimarães, explica o processo meticuloso das vistorias.

“Cada detalhe do imóvel é examinado e orientamos os responsáveis sobre a real situação da casa. Em alguns casos, a interdição é necessária, impedindo o retorno imediato dos moradores. Em outros, apenas orientações são suficientes. A Defesa Civil está sempre à disposição para auxiliar. De modo geral, a recepção da população tem sido muito positiva”, afirma Paula.

Uma força-tarefa, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, utiliza drones para o georreferenciamento das áreas afetadas.

“Com as vistorias e o uso de tecnologias de georreferenciamento, podemos identificar com precisão quais residências podem ser ocupadas novamente e quais precisam ser interditadas por apresentarem riscos”, explica o secretário-chefe do Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil de Canoas (Eclima), José Fortunati.

Os laudos das vistorias também serão cruciais para a adesão a futuros programas de políticas públicas de reconstrução, que podem ser anunciados pelos governos estadual e federal.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil