No dia 22 de novembro, Niterói celebrará seus 450 anos com a entrega da remodelação da rotatória de Camboinhas, em uma obra que promete melhorar a mobilidade urbana na Região Oceânica da cidade. Além de ser um espaço de convivência, a obra sustentável terá um impacto extremamente positivo para a cidade.
Em uma vistoria realizada no dia 8 de dezembro, o prefeito Axel Grael e o ex-prefeito e atual secretário Executivo, Rodrigo Neves, acompanharam de perto o andamento das obras de remodelação.
“Estamos vistoriando mais uma vez essa obra que vai solucionar um problema de longa data no trânsito em direção a Piratininga e Camboinhas. Com essa solução da Prefeitura de Niterói, além de ganharmos uma bela praça, teremos uma melhora significativa na mobilidade da região, reduzindo consideravelmente o tráfego local. É uma entrega de extrema importância para a cidade”, afirmou o prefeito Axel Grael.
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”
A primeira parte da obra, que inclui a construção da praça e da área do ponto de ônibus, será entregue no dia 22, enquanto a parte viária, que já está em fase final, será concluída em dezembro. A área de convivência receberá o nome do ambientalista Stuessel Amora, fundador da Sociedade de Pró-Preservação Urbanística e Ecológica de Camboinhas (Soprecam), que presidiu até 2014. As estruturas das duas pontes que compõem o projeto já estão finalizadas e atravessam o Canal de Camboatá. Além disso, parte da ciclovia também já foi demarcada e terá ligação com o Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis.
“A obra terá um impacto significativo na região, melhorando consideravelmente o fluxo. Ela foi pensada dentro do plano de mobilidade urbana que elaboramos em 2019, com o objetivo de investir em melhorias na circulação. Conseguimos tirar do papel o túnel Charitas-Cafubá, e a infraestrutura continua sendo uma das prioridades do governo Axel”, declarou Rodrigo Neves, ex-prefeito e secretário Executivo.
Além da remodelação da rotatória, também estão em andamento obras de pavimentação das calçadas ao redor do canteiro de obras. As equipes também estão trabalhando na construção da praça central, de um dos pontos de ônibus do local, bem como na praça e no parcão para cães.
A previsão é entregar a primeira das três etapas da obra este mês, incluindo a conclusão da ponte de saída do bairro, que interligará a Avenida Professor Florestan Fernandes à Avenida Almirante Tamandaré, além da praça central e do parcão, e também do trecho da ciclofaixa que fará a conexão de Camboinhas com o Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis.
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”
O investimento total na obra é de R$ 15,8 milhões e inclui a construção de uma estação de ônibus, nos moldes das estações da Transoceânica, além de áreas de convivência, bicicletário, arborização e iluminação.
Com a nova rotatória de Camboinhas, as vias de entrada e saída do bairro serão modernizadas, permitindo um fluxo maior de veículos, otimizando o transporte público e incentivando o uso de bicicletas como meio de locomoção, além de proporcionar mais segurança e comodidade aos pedestres.
A vistoria contou com a presença dos secretários de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), Dayse Monassa, e de Obras e Infraestrutura, Vicente Temperini; o coordenador do Niterói de Bicicleta, Filipe Simões; o presidente da NitTrans, Gilson Souza, e o subsecretário de Urbanismo e Mobilidade, Fabricio Arriaga, entre outros.