Gastronomia&Cia - Adriana Diniz

Rio é palco do maior evento de criatividade da América Latina

 

Rio 2 C

O maior festival de criativadade da América Latina reúne grandes nomes da área de comunicação e tecnologia. (Crédito-divulgação)

O Rio de Janeiro voltou a ser point de grandes eventos. Na última semana, (de 4 à 9 de junho) a Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, foi sede do maior festival de criatividade da América Latina, o Rio 2C!  O evento, que está em sua 5ª edição, oferece diversas palestras, experiências, conferências, workshops e exposições. Assim, ele amplia oportunidades  e proporciona conexões na área de criatividade, disponibilizando uma combinação de informação, inspiração, aprendizado, relacionamento, negócios e entretenimento. Marcamos presença por lá e vamos contar aqui tudo o que aprendemos e vivenciamos. 

Para proporcionar tantas conexões e trazer tantas informações, o festival se divide em conferências e  expõe temas urgentes e relevantes da indústria criativa, reunindo grandes nomes da área. Parte do evento é direcionado à pessoas que buscam oportunidades e conhecimento com os profissionais mais reconhecidos de suas áreas, são workshops, mentorias, masterclasses e, para muitos, uma oportunidade única, de conversar e apresentar projetos a pessoas interessadas em desenvolvê-los. 

O festival conta com o apoio de diversas empresas, instituições e marcas que agregam ao evento com suas experiências e apresentações. Por todo o espaço havia exposições, algumas com realidade virtual, jogos e totens interativos. No Summit, diferentes empresas ligadas ao entretenimento,  novas tecnologias, comunicação, inovação no esporte e na área musical apresentavam seu time de criadores e lideranças nas áreas para trocas e discussões relacionados a essas áreas.

Entrada do Rio 2 C

O evento tinha muitas exposições, luzes de led, e experiências ligadas à inovação e tecnologia. (Crédito-divulgação)

Assistimos à Masterclass “Desvendando o Mundo da Influência: Como ser Relevante e Expandir Sua Audiência”, apresentada por Fábio, do @eusoufabao, onde ele explora o humor com muita originalidade e criatividade, além de Luiza Andrade do @lu_dehoje, corredora e publicitária que também atua como influencer. Eles levantaram questões como “O que é mais importante: Ser autêntico ou seguir o algoritmo?”, e esclareceram a importância da união dos dois. Também levaram informações sobre  a diferença entre comunidade e seguidores, monetização na área de criação e suas experiências como influenciadores.

Fábio e Luiza Andrade levantaram questões e conversaram com o público sobre a profissão de influencer. (Crédito- Divulgação)

Depois fomos para o primeiro andar, onde estava acontecendo o bate papo “A Nova Comédia da Vida Privada”, que reuniu Ademara, Pedro Ottoni e Tamirys Borsan,  comediantes da atualidade que começaram a ter reconhecimento pelas redes sociais, e hoje estão presentes em obras na TV e plataformas de streaming.

A Nova Comédia da Vida Privada uniu os humoristas Ademara, Pedro Ottoni e Tamirys Borsan que falaram sobre como podem ir além das redes sociais

Outra palestra muito interessante, foi o “Marketing na Era do Propósito”, apresentando o “Papel da Marcas na Mudança Cultural do Planeta”, o empresário Alain Levi, fundador da Motivare e autor do livro “Marketing sem Blá blá blá”, mostrou pontos muito relevantes como: a importância da humanização na hora de lidar com o cliente, a necessidade da inclusão de pessoas e minorias nas empresas e na criação de estratégias de marketing. A essa grande mudança que deve acontecer na área do marketing nas empresas, ele batizou de “megamorfose”. “Estamos entrando em uma fase do culto aos algoritmos, mas precisamos humanizar as relações. O marketing é técnico, mas também é arte e por isso venho criticando isso”, acrescenta Alain.

A palestra do autor do livro “Marketing sem Bla Blá”, falou sobre como é importante realizar modificações no mercado de marketing. (Crédito-Divulgação).

O evento também aborda a inclusão e como os meios de comunicação devem aumentar a diversidade e trazer cada vez mais referências e representatividade. O tema ficou em evidência na palestra “A Importância dos Personagens para uma Educação Antirracista” com a presença da professora e CEO da Mandela Consultoria Atirracista, Luiza Mandela e do Chefe de marketing da Disney, o Lucas Younis. Eles abordaram a necessidade do aumento de personagens não brancos em histórias e produções audiovisuais. Além disso, Lucas apresentou o projeto em conjunto entre a Marvel e artistas negros para uma criação de novos herois, de acordo com as suas realidades. O projeto contém breves documentários contando a histórias desses artistas e, também, da estilista que fez uma coleção de roupas com esses personagens

Luiza Mandela e Lucas Younism falaram sobre a importância de personagens e referências para a construção da educação antirracista. (Crédito-Divulgação)

Além disso tudo, ainda aproveitamos um happy hour maravilhoso com a cantora Amanda Coronha e a banda formada por DeadCat e Vinny Santa Fé. O show fechou o último dia de evento, envolvendo o público  e apresentando uma nova artista. Para saber mais sobre esse e outros eventos que já cobrimos, visite o perfil @folhadoleste.

 

 

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