Policiais civis da Delegacia do Consumidor (Decon) e da 13ª DP de Ipanema deflagraram nesta quarta-feira (13) uma operação para combater um grupo suspeito de furtar e falsificar o medicamento Ozempic.
+ LEIA TAMBÉM: ►G20: Rodoviária do Rio deve receber 274 mil passageiros no feriado prolongado
Um dos envolvidos foi preso na Zona Oeste do Rio de Janeiro, no bairro Recreio dos Bandeirantes. A ação tem como objetivo cumprir 16 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão contra suspeitos de integrar o esquema.
As investigações revelaram que a quadrilha realizava pedidos do medicamento diretamente em farmácias, utilizando o serviço de entrega. Ao chegar ao destino, o entregador era recebido por um dos integrantes, que fingia estar efetuando o pagamento.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Nesse momento, outro membro trocava o produto autêntico pelo falsificado, devolvendo ao entregador um Ozempic falso para ser retornado à farmácia.
Com essa prática, o grupo enganava tanto as farmácias quanto os consumidores, que desconheciam o fato de estarem manipulando e comercializando uma versão falsificada do medicamento.
A operação segue em andamento, com o objetivo de desarticular completamente a atuação da quadrilha e apreender todo o material falsificado em circulação.