Rio de Janeiro - Capital

Rio inaugura placas em homenagem a Bira Presidente no circuito de Carnaval da Avenida Chile

Rio inaugura placas em homenagem a Bira Presidente no circuito de Carnaval da Avenida Chile | Reprodução

As placas em homenagem a Bira Presidente, que nomeiam o circuito de Carnaval da Avenida Chile, no Centro do Rio, já foram instaladas. O prefeito Eduardo Paes, por meio de decreto publicado no Diário Oficial, decidiu batizar o tradicional trajeto em celebração ao sambista, que morreu em junho, aos 88 anos.

Nesta quarta-feira (20), Paes usou as redes sociais para mostrar as placas colocadas em diferentes pontos do trajeto. “Viva Bira Presidente”, escreveu o prefeito.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Com a mudança, o espaço passou a se chamar “Circuito de Desfiles da Avenida Chile – Bira Presidente”. O percurso concentra blocos tradicionais, como o Cacique de Ramos, fundado pelo sambista, além de outros emblemáticos, como Embaixadores da Folia, Bohemios de Irajá e Bafo da Onça.

No circuito, os blocos se reúnem na Avenida Almirante Barroso, a partir da Rua México, seguem pela Avenida República do Chile e se dispersam na Rua do Lavradio. Segundo o decreto, a medida busca celebrar a contribuição de Bira para o samba e para a identidade cultural carioca.

Legado

Ubirajara Félix do Nascimento, o Bira Presidente, começou a frequentar rodas de samba ainda na infância. Aos 7 anos, foi batizado na Estação Primeira de Mangueira e, em 1961, fundou o Cacique de Ramos, responsável por projetar nomes como Almir Guineto, Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz.

Bira também criou, no fim da década de 1970, o Fundo de Quintal, grupo que se tornou uma das maiores referências do samba brasileiro. Antes de se dedicar integralmente à música, trabalhou por décadas como servidor público.

Sua trajetória consolidou um dos maiores legados do samba e da cultura popular no Rio de Janeiro.

Você também pode gostar!

Comments are closed.