Conhecido por todo o trabalho desenvolvido em Sociologia e por ser o idealizadot dos Centros Integrados de Educação Pública, os Cieps, Darcy Ribeiro tem uma curiosidade em sua biografia. A de ter fugido de um hospital em meio a um tratamento de câncer em 1995. Pois quase 30 anos depois, uma paciente tentou repetir o feito do intelectual e aliado de Leonel Brizola. Mas a fuga durou poucos minutos.
Na segunda-feira desta semana, 11 de dezembro, o escritor, chargista e jornalista Marcos Vinícius Cabral saía de casa, em São Gonçalo, para buscar o sogro que fazia tratamento na unidade da Praça da Cruz Vermelha, no Centro do Rio, do Instituto Nacional do Câncer (Inca). O motivo seria levar o pai de sua esposa para uma confraternização em família, afinal o idoso recebera alta na ocasião.
Enquanto aguardava do lado de fora, Marcos foi surpreendido por uma cena inusitada. Uma mulher tentado fugir, literalmente, do hospital.
“Estava com o carro estacionado numa rua lateral ao Inca. Como meu sogro tinha operado a próstata e recebido alta, fiquei por lá pra dar apoio à equipe que iria levá-lo até mim. Foi algo muito curioso e incomum. Ela saiu correndo e os enfermeiros conseguiram alcançá-la para levar a paciente até a ambulência”, conta Marquinhos, como é conhecido, ao portal Folha do Leste.
Veja o vídeo abaixo do momento em que os enfermeiros alcançam a paciente.
Inca confirma episódio
A reportagem do portal Folha do Leste procurou a unidade do Inca, que confirmou o episódio. Em nota, a comunicação do hospital informou que a mulher sofre de uma doença psiquiátrica, sem detalhar qual é.
“A paciente se encontra estabilizada das duas doenças, a psiquiátrica e a neoplasia, Além disso, ela recebeu alta hospitalar e vai seguir com o tratamento ambulatorial”, acrescentou.