Coluna do André FreitasLeste FluminenseNiterói

Bagueira entra no União e partido de Daniel Marques está no governo

Observado por Milton Cal e Rodrigo Bacelar (à esquerda), bem como por Márcio Canela e Axel Grael (à direita), Paulo Bagueira sacramenta sua filiação ao União Brasil | Créditos: Reprodução

O vice-prefeito de Niterói, Paulo Bagueira, está, oficialmente, filiado ao União Brasil. Numa clara e evidente demonstração de que está vivo politicamente, Bagueira lotou o auditório da Associação Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Acierj), na noite desta quarta-feira (13).

Bagueira comemora o ingresso na nova legenda e a presença de diversos adeptos na Acierj | Reprodução

Como resultado, cerca de 400 pessoas compareceram ao ato, de grande importância no tabuleiro político de Niterói para as eleições de 2024. Afinal, até o mês passado, o União Brasil estava entrincheirado na oposição, com o único vereador da legenda, Daniel Marques.

“Teremos muito trabalho e vamos nos empenhar muito para o crescimento do União Brasil e dar continuidade ao vitorioso trabalho que desempenhamos para que Niterói continue a ser esta cidade inspiradora. Vamos juntos, amigos!!! Muito obrigado pelo carinho que recebi na noite de hoje. Isso nos fortalece. Quero ainda, agradecer a presença de todos os amigos e companheiros de caminhada e aos que passam a somar esforços conosco em prol do bem comum”, disse Bagueira.

Ficha assinada: Cal, Bacellar, Bagueira e Canella: todos no mesmo barco, em 2024 | Reprodução

 

Presidente da Alerj fala em “reforçar parcerias”

Importantes lideranças políticas do estado estiveram presentes na cerimônia de filiação. Dentre elas, o mais novo correligionário de Bagueira, o deputado estadual Márcio Canella – o mais votado nas eleições do ano passado. Igualmente, o presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar, que ainda está no PL, mas já coordena o União Brasil no Estado do Rio de Janeiro. E, ainda, o deputado Vitor Junior, representando o PDT. Aliás, pode-se atribuir ao deputado niteroiense toda a costura política de aproximação de Bagueira com o União Brasil. Claramente, uma astuta manobra para assegurar que a legenda caminhe lado a lado com o PDT nas eleições do ano que vem.

Deputado Rodrigo Bacellar, coordenador político e futuro presidente estadual do União Brasil | Reprodução

“Política se faz com diálogo, parcerias e trabalho. Vamos seguir reforçando parcerias em todas as regiões do Estado, com muitas novidades para 2024”, disse o presidente da Alerj e deputado estadual Rodrigo Bacellar.

 

Axel se refere a Bagueira como “grande parceiro”

 

Bagueira e Axel: “grande parceria” | Reprodução

Já no âmbito da política municipal, representantes de diferentes siglas políticas na cidade, como PDT, PSD, Avante, Cidadania, Solidariedade e PP prestigiaram o evento. Sobretudo, o prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), em clara demonstração de unicidade da gestão municipal entre prefeito e vice. Representando o presidente do PDT de Niterói, ex-prefeito e atual secretário-executivo Rodrigo Neves, estava sua esposa, Fernanda Sixel.

“Bagueira possui uma trajetória política forte, é um grande parceiro nesta caminhada, que seguimos juntos, para manter Niterói no rumo certo. Vejo com positividade sua entrada no União Brasil para reforçar o compromisso com o povo através de sua paixão e vocação pela vida pública! Vamos em frente!”, disse Axel Grael, prefeito de Niterói.

 

União com o governo municipal

Agora, com o novo pacote de filiações, a começar por Bagueira, o União Brasil passa a fazer parte do governo. No âmbito estadual, o União Brasil está sob coordenação política de seu futuro presidente, o deputado Rodrigo Bacellar (PL), presidente da Alerj. Ele assumirá o timão da sigla depois do carnaval.

Nesse sentido, a bancada municipal terá, a partir de março, a filiação do presidente da Câmara de Niterói, vereador Cal, bem como a do também parlamentar Emmanuel Rocha. Ambos, respectivamente, deixarão o Progressistas e o Solidariedade.

Por outro lado, um forte nome do primeiro escalão do governo municipal também vai ingressar no União Brasil. Trata-se de Luiz Paulino Moreira Leite, atual secretário de Desenvolvimento Econômico de Niterói. Resta saber se disputará uma cadeira no Legislativo.

 

Terra plana

Vereador Daniel Marques | Reprodução TV Câmara

Nesse ínterim, Daniel Marques terá a seu favor o recesso parlamentar para definir o seu futuro político, que deve resultar em sua saída da sigla. A coluna apura os possíveis destinos do parlamentar, que mantém em segredo suas articulações quanto ao futuro.

Como na política até boi voa, cachorro mia e gato late, não existe nem nunca nem para sempre, até o improvável se torna possível, até prova em contrário, como a permanência de Marques na legenda. Particularmente, cremos mais na Terra plana do que nisso. Porém, até prova em contrário, tudo pode acontecer.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *