Niterói

Orla de Piratininga: Entrega da 1ª fase da obra já tem data

O Parque Orla Piratininga, em Niterói, está cada vez mais próximo de se tornar uma realidade para a população. Com um investimento de R$ 100 milhões da Prefeitura de Niterói, as obras desse projeto que integra o Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável) estão entrando na fase final, e a previsão é que sejam totalmente concluídas no segundo semestre deste ano.

Axel pedala pela ciclovia, junto com seu staff. Foto: Luciana Carneiro/Prefeitura de Niterói

O POP Alfredo Sirkis é um empreendimento inovador que tem como objetivo proteger e recuperar os ecossistemas da Lagoa de Piratininga e o seu entorno, melhorando a qualidade ambiental das águas e evitando a chegada de sedimentos. Além disso, o parque terá equipamentos de lazer, recreação, contemplação, cultura e educação ambiental.

 

Mesmo antes de ser inaugurado, o POP já vem recebendo aos poucos, moradores e ciclistas, que estão encantados com o projeto que está mudando de forma sustentável todo o entorno da lagoa.

 

Na manhã desta sexta-feira (09), o prefeito de Niterói, Axel Grael, percorreu, acompanhado do ex-prefeito e atual secretário Executivo de Niterói, Rodrigo Neves, todo o trajeto de ciclovia do bairro de São Francisco até o início do Tibau, finalizando com uma vistoria às obras daquela área.

Axel Grael e Rodrigo Neves percorrem o entorno da Lagoa de Piratininga. Foto: Luciana Carneiro/Prefeitura de Niterói

Durante a visita, o prefeito confirmou que a entrega da primeira parte da obra será no próximo dia 17. O POP terá 10,6 km de ciclovia que se integrará ao Sistema Cicloviário da Região Oceânica, 17 praças, 2 mirantes e um centro ecocultural voltado para educação ambiental. O prefeito ressaltou que o projeto já foi muito premiado, e há duas semanas ganhou como o melhor projeto em Sustentabilidade Urbana em todas as Américas.

Axel destaca que o projeto do Parque Orla recebeu prêmio de sustentabilidade urbana. Foto Luciana Carneiro/Prefeitura de Niterói

Os sistemas de jardins filtrantes são a grande novidade do POP. Eles filtram as impurezas das águas pluviais e das três principais bacias hidrográficas que desaguam na Lagoa de Piratininga, devolvendo água de qualidade para a lagoa. O primeiro sistema já foi concluído e entrará no ápice da operação em breve. Os outros dois sistemas já estão com vertedouro, bacia de sedimentação e jardins filtrantes construídos e serão plantados após a conclusão das obras de saneamento ambiental da Comunidade da Ciclovia.

O POP é atualmente o maior projeto em desenvolvimento no Brasil a utilizar técnicas de Soluções baseadas na Natureza (SbN), e terá uma área de 680 mil metros quadrados, incluindo as ilhas do Modesto, Pontal e do Tibau. Um grande trabalho de sustentabilidade e qualidade de vida que, além de mudar a região, torna Niterói cada vez mais referência em sustentabilidade urbana.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Niterói