Nesta segunda-feira (11), agentes da Operação Desmonte interditaram quatro ferros-velhos no Km 295 da Rodovia Mario Covas, em Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A operação, coordenada pelo Detran-RJ, encontrou irregularidades, incluindo crime ambiental e falta de credenciamento em alguns dos estabelecimentos.
Crime ambiental leva dono à delegacia
Um dos proprietários foi levado à delegacia, acusado de crime ambiental. Segundo informações do Detran-RJ, no estabelecimento do suspeito, os agentes constataram condições ambientais inadequadas, levando à interdição imediata. Os materiais apreendidos serão destinados à reciclagem em empresas credenciadas, conforme determinação da força-tarefa.
Outros estabelecimentos e risco ambiental
Outro ferro-velho, também em Itaboraí, será esvaziado devido ao risco ambiental que representa. Nos dois outros estabelecimentos interditados, os agentes identificaram a ausência de credenciamento junto ao Detran-RJ. Esses terão um prazo de 30 dias para apresentar documentos e notas fiscais que comprovem a procedência das peças comercializadas.
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI
Resultados da Operação Desmonte
Desde agosto de 2023, a Operação Desmonte já interditou 82 ferros-velhos e apreendeu mais de 1,2 mil toneladas de sucata. Todo o material apreendido é destinado à reciclagem em empresas autorizadas pelo Detran-RJ. A operação é integrada pela Polícia Militar, Polícia Civil, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Secretaria de Estado de Fazenda.