MaricáNiteróiPolíciaPolícia

Niterói e Maricá registram queda histórica na criminalidade

Segurança Presente qualifica porteiros contra roubos e furtos em Niterói

Foto: Divulgação – Governo do RJ

Niterói e Maricá registraram queda histórica na criminalidade nos primeiros sete meses de 2023.

Os números do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostraram que a letalidade violenta, que inclui homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, caiu 9,4% em comparação com o ano de 2022. Já o homicídio doloso teve redução de 22%.

Os Roubos de rua e de veículos também tiveram quedas históricas, com 4,4% e 30,8%, respectivamente, roubos a estabelecimento comercial diminuíram 24,1%.

As prisões em flagrante sofreram um aumento de 23,1%, maior valor para o acumulado desde o início da série histórica, no ano de 2006. As apreensões de drogas, 13,1%, recuperação de veículos e apreensão de armas aumentaram 28,1% e 39,1%, respectivamente.

O governador Cláudio Castro atribuiu os resultados à integração das polícias Civil e Militar. “Graças a um trabalho integrado, estamos alcançando resultados históricos. Os números mostram que nossos investimentos em policiamento, tecnologia de ponta e treinamento, estão impactando positivamente na redução da violência”, disse.

Niterói Presente

A Operação Niterói Presente, que conta com o auxílio do Governo do Estado, também contribuiu para a queda na criminalidade. A ação, que realiza patrulhamento ostensivo e abordagem cidadã, reduziu em 50% a soma total dos delitos de roubos de veículos.

“Observamos uma queda progressiva nos índices de criminalidade de Niterói e muito se deve à extensão do horário de policiamento do Segurança Presente. Nos pontos de maior concentração de pessoas, atendemos até 2h da madrugada e começamos por volta das 5 horas. Um ajuste da equipe a partir da necessidade da população fez toda diferença e, agora, estamos diante de bons resultados. Mas seguimos de olho para melhorar ainda mais”, informou o secretário de Estado de Governo, Bernardo Rossi.

Segurança

  • O Governo do Estado informou que ampliará o número de policiais nas ruas de Niterói e Maricá.
  • Também serão investidos tecnologia para o monitoramento das cidades.
  • A Operação Niterói Presente também vai receber reforço de novos agentes e equipamentos.

Os resultados de Niterói e Maricá são exemplo de que é possível reduzir a criminalidade com um trabalho integrado entre as polícias e o governo do Estado.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Maricá