Na manhã desta segunda-feira (18), o Ministério do Trabalho e Emprego deu início à operação Plano de Voo, que visa fiscalizar as condições de trabalho dos funcionários dos aeroportos do Rio de Janeiro.
A ação, que conta com a participação de 50 agentes, tem como foco principal os aeroportos Santos Dumont, no Centro, e Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador.
“Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui”
A iniciativa é resultado de denúncias recebidas pelo Ministério por parte de funcionários de empresas terceirizadas e companhias aéreas que operam nos dois aeroportos.
A auditora fiscal do trabalho Bárbara Rigo explica que a operação irá verificar a jornada de trabalho, as escalas de serviço e os itens de segurança do trabalho, incluindo a área de vivência dos trabalhadores, maquinário, armazenamento de combustível e abastecimento de aeronaves.
“Vamos focar na jornada e verificação das escalas, mas também na verificação dos itens da segurança do trabalho, que envolvem a área de vivência, maquinário, armazenamento de combustível e abastecimento de aeronaves”, explica Rigo.
Ação em portos
Na semana passada, o Ministério do Trabalho e Emprego realizou uma operação similar no porto do Rio de Janeiro.
Na ocasião, 25 caminhões foram impedidos de entrar no porto por apresentarem informações irregulares, 60 notificações foram aplicadas a empresas para que apresentassem documentos de trabalhadores e duas operações foram impedidas por risco à segurança dos trabalhadores.