BrasilSaúde

Minas inaugura fábrica de mosquito contra a dengue

Minas inaugura fábrica de mosquito contra a dengue

Minas inaugura fábrica de mosquito contra a dengue | Divulgação

Minas Gerais deu um passo importante na luta contra a dengue com a inauguração de uma biofábrica de mosquitos modificados na capital Belo Horizonte. A fábrica, que utiliza a tecnologia Wolbachia para reduzir a transmissão da doença, é a primeira do estado e a segunda do Brasil.

+ LEIA TAMBÉM: ►Motorista de Porsche nega embriaguez e pede perdão à família

Os mosquitos da biofábrica são geneticamente modificados para carregar a bactéria Wolbachia, ao passo que essa bactéria torna os mosquitos menos propensos a transmitir arbovírus, como a dengue, para os humanos.

A construção da biofábrica teve financiamento com recursos do acordo de reparação da Vale após o rompimento da barragem de Brumadinho em 2019. A previsão é que a fábrica comece a operar em 2025, com capacidade para produzir 60 milhões de mosquitos por mês.

► Leia mais notícias sobre Brasil aqui

Acima de tudo, o objetivo do governo mineiro é que a biofábrica atenda à demanda por Wolbitos de todos os municípios do estado. Contudo, com a tecnologia, espera-se reduzir significativamente os casos de dengue em Minas Gerais. Em suma, o estado já registrou mais de 1,3 milhão de casos prováveis e 324 mortes pela doença neste ano.

+ LEIA TAMBÉM: ►Nível do rio Guaíba continua subindo em Porto Alegre

Dessa forma, em cidades onde o método Wolbachia já foi utilizado, como o Niterói, pesquisadores observaram reduções de até 90% na incidência da dengue.

A tecnologia também apresentou resultados positivos contra outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como zika e chikungunya.

Por fim, o Ministério da Saúde tem planos de expandir a tecnologia Wolbachia para outros estados brasileiros. Em resumo, já há projetos em andamento para a construção de biofábricas semelhantes no Paraná e no Ceará.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil