De acordo com o depoimento dos policiais à 5ª DP (Centro), um Renault Clio azul entrou na contramão na Rua do Fialho. Um dos policiais, em frente ao veículo, fez sinal para que parasse, mas o motorista, identificado como Guilherme Coutinho Martins da Silva, acelerou em direção ao policial, que conseguiu sair do caminho. O policial atirou quando percebeu que o passageiro estava apontando uma pistola prateada em sua direção.
A arma do policial foi apreendida e as câmeras corporais solicitadas para perícia. O caso está sendo investigado pela 5ª DP, com acompanhamento da 1ª DPJM. A PM também iniciou um procedimento interno para apurar o ocorrido.
Em seguida, no hospital, Paulo Rodney já recebeu alta e Matheus da Silva está estável. Guilherme Coutinho e Paulo Rodney foram ouvidos e liberados pela Polícia Civil. Uma manifestação contra a ação policial ocorreu no elevado 31 de março, em Laranjeiras, Zona Sul, sem prisões ou feridos. A Rua Pinheiro Machado foi interditada, mas o desvio foi realizado pelas ruas Moacir Reis e das Laranjeiras.