
Força Nacional fica mais 30 dias no RS | Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou nesta terça-feira (20) a prorrogação da presença da Força Nacional de Segurança Pública no Rio Grande do Sul por mais 30 dias. A decisão, formalizada pela Portaria nº 759 assinada pelo ministro Ricardo Lewandowski, foi publicada no Diário Oficial da União.
+ LEIA TAMBÉM: ►Trabalhador morre após ficar preso em câmara frigorífica
Com a nova prorrogação, a Força Nacional continuará suas operações no estado até 17 de setembro, com possibilidade de nova extensão se necessário.
A equipe federativa, composta por policiais militares e civis, bombeiros, peritos e agentes federais, manterá seu papel nas ações de policiamento ostensivo, busca e salvamento.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI
Além de realizar essas funções essenciais, os agentes também apoiarão as forças de segurança locais na preservação da ordem pública e na proteção de pessoas e patrimônios.
A atuação da Força Nacional no Rio Grande do Sul começou há quase quatro meses, após as fortes chuvas que atingiram o estado no final de abril e maio, e teve foco tanto no socorro às vítimas quanto na manutenção da ordem.
A Força Nacional é subordinada à Secretaria Nacional de Segurança Pública, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ela pode ser acionada para atuar em qualquer região do Brasil, a pedido dos governadores ou de ministérios que necessitem de apoio para suas operações.