Uma colheita de tomates especiais coloridos marca um Dia de Campo diferente na Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado, em Maricá. A iniciativa é fruto da parceria entre a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), sob o nome de Inova Agroecologia Maricá, com o objetivo de capacitar pequenos agricultores ao introduzir novas tecnologias agroecológicas e cultivares com maior valor agregado no mercado.
Cerca de 50 produtores rurais participaram do evento que contou com a presença do presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, e foi conduzido pelo professor Antonio Carlos Abboud, um dos coordenadores do projeto, tendo em vista a introdução no mercado local de um alimento saudável e com maior rentabilidade para os produtores.
Foram plantados 35 tipos diferentes de tomates em estufas, escolhidos a partir de uma base de aproximadamente mil tipos protegidos pela UFRRJ. A tecnologia utilizada na produção obedece a normas de cultivo orgânico e agroecológico, garantindo assim um papel social relevante ao produto.
Chefes locais estão sendo apresentados aos tomates especiais e elaborando novos pratos, criando assim uma demanda em um nicho ainda pouco explorado pelos produtores locais. A ação faz parte de uma série de iniciativas para fomentar a produção de agricultores familiares e cooperativados do município.