Circulou pela internet, nos últimos dias, mensagens afirmando que a emergência do Hospital Municipal Carlos Tortelly, no Bairro de Fátima, Região Central de Niterói, seria fechada. A Prefeitura de Niterói, contudo, negou, veementemente a informação.
De acordo com os relatos, que circulam em grupos de WhatsApp, o Carlos Tortelly deixaria de ter o atendimento emergencial aberto ao público, que passaria a ser feito pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Sendo assim, o atendimento passaria a ser por regulação, semelhante ao que acontece nos hospitais Oceânico e Orêncio de Freitas.
É importante ressaltar que o Carlos Tortelly é a única unidade pública com atendimento de urgência na Região Central de Niterói. Caso a emergência fosse desativada, os pacientes precisariam se deslocar até o Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL) no Fonseca, ou à Unidade Municipal de Urgência Mário Monteiro, em Piratininga, por exemplo.
Questionada sobre o assunto, a esclareceu que não procede a informação do fechamento da emergência do Hospital Municipal Carlos Tortelly. Sendo assim, o atendimento de urgência continua sendo feito normalmente na unidade municipal.
Mário Monteiro
Também circularam informações de que, na última sexta-feira (1º) e sábado (2), nao haveria médicos de plantão no Mário Monteiro, em Piratininga. O governo municipal também negou protamente o relato, embora este tenha admitido que havia menos profissionais de plantão do que o habitual.
A Secretaria Municipal de Saúde explicou que, na última sexta-feira e no sábado, o plantão de atendimento clínico estava restrito para casos graves, pois a equipe estava reduzida. No último domingo (3) a unidade estava com a equipe completa. Todavia, o órgão não explicou o que motivou a redução da quantidade de profissionais de plantão naqueles dias.