ColunistasInclusão é Notícia - Angel Cavalcanti

Coluna Inclusão é Notícia Maracanã Vivência Final do Carioca 2024 com Ação Inclusiva

Coluna Inclusão é Notícia Maracanã Vivência Final do Carioca 2024 com Ação Inclusiva

Foto: Divulgação – Suderj

“Iniciativa disponibilizou abafadores contra ruídos para torcedores autistas; faixa de sensibilização em campo e exibição de vídeo instrutivo”

A final do “Campeonato Carioca 2024”, entre Flamengo e Nova Iguaçu, no Maracanã, domingo (07/04) chamou a atenção para a inclusão. O Governo do Estado, por meio da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (SUDERJ), entrou em campo com uma faixa especial em alusão ao “Abril Azul”, mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o tema deste ano “Valorize as Capacidades e Respeite os Limites”.

►Leia mais notícia de Angel Cavalcanti aqui”

A iniciativa apoiou a conscientização sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista) em promover a inclusão dentro do universo esportivo. Durante a ação, além da entrada da faixa temática e distribuição dos abafadores de ruídos, foi exibido um vídeo sobre o tema no telão do estádio.

O “Abril Azul” é uma campanha mundial que busca ampliar o conhecimento e a compreensão sobre o autismo, desmistificando estigmas e promovendo a inclusão dps indivíduos, dentro do espectro autista, em todos os aspectos da vida social.

“O esporte desempenha um papel fundamental na promoção das causas sociais e na sensibilização da sociedade para questões importantes. A cada ação no Maracanã, buscamos incentivar cada vez mais, uma sociedade inclusiva e consciente. Queremos que todos os torcedores possam desfrutar plenamente da emoção e da atmosfera única que uma final no Maracanã proporciona” disse o presidente da Suderj, Marcos Antonio Anjos.

Coluna Inclusão é Notícia Maracanã Vivência Final do Carioca 2024 com Ação Inclusiva

Segurando a faixa, do lado esquerdo, o presidente da Suderj, Marcos Antonio Anjos – Foto: Divulgação

Experiência imersiva no jogo para deficientes visuais

Como parte dos esforços para tornar o evento mais inclusivo, foi adaptada uma ação nas cadeiras cativas do estádio com narração descritiva, ao vivo, para os torcedores deficientes visuais, proporcionando uma experiência mais enriquecedora da partida.

Em tempo real um narrador transmitiu cada lance, emoção e a atmosfera eletrizante do estádio. Equipados com fones de ouvido especiais, os torcedores vivenciaram a partida de futebol, por meio do som.

Parabéns à Suderj e ao esporte. Inclusão é resultado de interação e comprometimento.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Colunistas