ColunistasRita Carvalho - Constelações

Excessos no relacionamento familiar: “emaranhado”

Excessos no relacionamento familiar: "emaranhado"

Excessos no relacionamento familiar: “emaranhado” | Imagem criada/Rita Carvalho

O emaranhamento familiar é como um fio invisível que conecta gerações, transmitindo padrões comportamentais, emocionais e até mesmo físicos. Ele ocorre quando os membros da família estão excessivamente envolvidos emocional e psicologicamente uns com os outros.

Acima de tudo, nasce de uma situação complexa e confusa de afeto dentro de um sistema familiar. Bert dizia que os emaranhamentos nascem do AMOR. “Por amor a você, mamãe”, se trata de uma expressão que observamos em diversas de suas literaturas. Então, esse fato pode levar a uma dinâmica disfuncional, na qual os filhos se tornam responsáveis pelos problemas dos pais.

Nestes exemplos, os filhos se colocam em um posicionamento errado dentro do sistema, infringindo a “Lei da Hierarquia“. Nela, quem vem antes é maior, por isso, pais dão conta dos seus problemas.

Outro exemplo são filhos impedidos de seguir seu próprio caminho na vida, ou de fazer suas escolhas com autonomia. Normalmente, a lealdade familiar, a necessidade de pertencimento, faz com que esses filhos sigam o destino que o clã determinou. Essas situações acontecem tal qual se repetem de forma inconsciente.

Para compreender melhor, imagine um novelo de linhas emaranhadas, com cada fio representando um evento, trauma ou padrão negativo transmitido de geração em geração. Doenças hereditárias, vícios, conflitos mal resolvidos e outros desafios familiares formam esses nós complexos.

Tais emaranhamentos não são apenas genéticos, mas também emocionais, manifestando-se nas dinâmicas familiares e nos comportamentos individuais.

Definição de Emaranhamento

Emaranhamento é como um fio invisível que conecta gerações, transmitindo padrões comportamentais, emocionais e até mesmo físicos. Isso gera uma repetição de padrões, inconscientes.

Quando você forma uma situação de mal-estar com uma pessoa, um conflito e permanece remoendo lembranças negativas e mágoas, você criou um emaranhado com essa pessoa.

Na visão da Constelação Familiar, o emaranhamento ocorre quando estamos sob a influência de situações negativas de nossa linhagem familiar. Cumprindo um destino do clã, forma inconsciente.

Excessos no relacionamento familiar: "emaranhado" | Imagem criada/Rita Carvalho

Excessos no relacionamento familiar: “emaranhado” | Imagem criada/Rita Carvalho

Alguns tipos de emaranhamento familiar, e exemplos do que podem acontecer, entre milhares de outras hipóteses de posicionamento errado no sistema familiar, de assumir lugares “por amor” a alguém do sistema, de viver um destino difícil por identificação, trouxe só exemplos para você, possa observar se existe algum desses exemplos em seu sistema familiar.

Triangulação

Uso indevido dos filhos por parte de um progenitor durante conflitos entre os pais. Pode variar desde atos simples até a alienação parental.

Parentificação

Nesse caso, os filhos assumem papéis indevidos dentro do sistema familiar. Por exemplo, após o falecimento do pai, um filho pode assumir a liderança da casa, mesmo sem idade ou maturidade suficiente.

Identificação

Ocorre quando há um vazio no sistema familiar, (ex. falecimento, abandono, expulsão) e um membro do sistema assume características comportamentais e psicológicas de outra pessoa para compensar o desequilíbrio.

Consequências

É necessário observar também, repetição, repetir padrões de comportamento ou situações problemáticas de gerações anteriores, como exemplo, para pertencer assim como todas as mulheres da família são separadas, a repetição faz as gerações futuras também se separarem, enfim, os Emaranhamentos podem se arrastar por gerações, afetando descendentes e prejudicando relações familiares.

Assim, os impactos do emaranhamento familiar são inúmeros e incontáveis, gerando problemas nos relacionamentos familiares, conflitos e desequilíbrios na dinâmica familiar. Logo, trazem para o sistema um desconforto e,  consequentemente, o afastamento dos membros. Dessa forma, a terapia e a constelação familiar são abordagens eficazes para lidar com o emaranhamento e desatar os nós que afetam nossas vidas.

Em suma, reconhecer e trabalhar com esses padrões é fundamental para promover a saúde emocional e o bem-estar de todos os membros da família. Compreender e liberar esses padrões é fundamental para a saúde sistêmica e pessoal.

Siga Rita Carvalho no Instagram | Clique na Imagem

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Colunistas