A forte chuva que atingiu o Rio de Janeiro na manhã desta quarta-feira (13) trouxe problemas para moradores de áreas como o Alto da Boa Vista, o Morro do Borel, na Tijuca, Zona Norte, e a Rocinha, na Zona Sul. Os alagamentos causaram prejuízos e situações perigosas, especialmente nas encostas das comunidades.
+ LEIA TAMBÉM: ►Alunos de Niterói representam escola em Olimpíada de Robótica
+ LEIA TAMBÉM: ►Axel Grael aciona procuradoria para Niterói ir novamente à Justiça contra a Enel por conta de apagão
Na comunidade da Rocinha, em São Conrado, um motociclista enfrentou uma enxurrada na Estrada da Gávea, na altura da Curva do S, e teve a moto arrastada pela força da água. Um vídeo nas redes sociais mostra o homem lutando contra a correnteza para recuperar o veículo, em uma imagem que ilustra bem a gravidade dos alagamentos na região.
No Morro do Borel, uma grande enxurrada foi registrada descendo pela Estrada da Independência. Um morador relatou que a tampa de um bueiro foi arrancada pela força da água.
“Sempre que chove, desce uma correnteza por aqui”, comentou um dos residentes, explicando que o problema é agravado pela presença de lixo no córrego da comunidade.
Chuvas Intensas e Alagamentos na Região
Segundo o Sistema Alerta Rio, o deslocamento de núcleos de chuva da Zona Oeste em direção ao Maciço da Tijuca resultou no alto volume de água registrado nas comunidades e áreas elevadas.
Em quatro horas, o acumulado de chuva no Alto da Boa Vista chegou a 21,8 mm, totalizando 60,8 mm nas últimas 24 horas. Já na Rocinha, o registro foi de 55,6 mm no mesmo período. A intensidade das chuvas gerou dificuldades para motoristas e pedestres, como relatado por usuários nas redes sociais.
Alagamentos na Zona Oeste e Centro do Rio
Às 14h, diversas áreas da cidade ainda apresentavam bolsões d’água, especialmente na Zona Oeste. A Avenida Olof Palme, no Camorim, e a Avenida Lúcio Costa, na Barra da Tijuca, foram alguns dos locais afetados.
+ LEIA TAMBÉM: ►Águas do Rio dá prazo para normalizar abastecimento em São Gonçalo, Itaboraí e Maricá
Na Zona Central, a Avenida General Justo e a Avenida Erasmo Braga, próxima à Presidente Antônio Carlos, registraram pontos de alagamento e queda de árvores.
Quedas de Energia Afetam Bairros da Zona Norte
As chuvas também causaram quedas de energia em bairros como Del Castilho, Maracanã, Lins de Vasconcelos e Cachambi, na Zona Norte. Equipes de emergência estão monitorando a situação para normalizar o fornecimento, enquanto a previsão é de continuidade da chuva nesta quinta-feira (14), com céu encoberto e possibilidade de chuvas fracas ao longo do dia.