Leste FluminenseNiterói

Castelinho do Gragoatá: Obras de restauro começam em Niterói

Castelinho do Gragoatá: Obras de restauro começam em Niterói

Foto: Bruno Eduardo Alves

O prefeito de Niterói, Axel Grael, assinou a ordem de início das obras de restauro do Castelinho do Gragoatá, prédio tombado pelo DePAC que será sede da Coordenadoria Niterói de Bicicleta. A iniciativa integra o projeto de revitalização da orla da cidade e valoriza a mobilidade urbana sustentável.

O investimento de R$ 3 milhões na restauração tem previsão de nove meses de duração. O local, situado em frente à “Praça da Bicicleta”, se tornará um ponto de referência para os ciclistas da cidade.

► Leia mais notícias sobre Niterói aqui

O restauro do Castelinho, construído em 1937 e desapropriado pela Prefeitura em 2022, é parte de um esforço para recuperar áreas degradadas e dar vida à região de São Domingos e Gragoatá.

Contudo, o projeto prevê a restauração do prédio histórico e a construção de um novo anexo, valorizando a arquitetura original. As portas e janelas serão restauradas, a fachada e a cobertura receberam reformas, e a acessibilidade universal será garantida com rampas de acesso.

► Leia mais notícias sobre Niterói aqui

Sendo assim, a Praça da Bicicleta, projetada para ciclistas, oferece áreas de convivência, estacionamento de bicicletas e equipamentos para manutenção e reparo.

Dessa forma, a recuperação do Castelinho e da praça integra o projeto de transformar a região em um Distrito Criativo. Assim, a antiga Estação Cantareira será um polo de cursos audiovisuais e de economia criativa. Com isso, o antigo sobrado em frente à Praça Leoni Ramos será reconstruído para abrigar o Museu do Cinema.

► Leia mais notícias sobre Niterói aqui

O secretário Andre Diniz destacou o compromisso da gestão com a preservação da memória e da história da cidade. Sendo assim, citando outros restauros realizados, como os da Cantareira, Casa Norival de Freitas e Ilha da Boa Viagem.

Enfim, o coordenador do Niterói de Bicicleta, Filipe Simões, ressaltou a importância de um ponto de referência para os ciclistas e a relevância histórica do prédio. Assim, a reforma do Castelinho e da praça criará um espaço público vivo, atraente e seguro, incentivando o uso da bicicleta como alternativa de mobilidade urbana.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *