BrasilPolíticaSul

Câmara recebe pedido de impeachment do prefeito de Porto Alegre

Sebastião Melo (MDB), prefeito de Porto Alegre, Rio Grande do Sul | Pedro Piegas/PMPA

Câmara recebe pedido de impeachment de prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB) | Pedro Piegas/PMPA

 

Sebastião Melo, prefeito de Porto Alegre (MDB), enfrenta um pedido de impeachment na Câmara de Vereadores da capital gaúcha. O documento, protocolado na tarde da última quinta-feira (23), tem como mentor Brunno Mattos da Silva, secretário-geral da União das Associações de Moradores de Porto Alegre (Uampa). Acima de tudo, ele acusa o prefeito de negligência na gestão do sistema de drenagem urbana da cidade.

+ LEIA TAMBÉM: ► Chuva continua forte no RS; pesadelo parece não ter fim

Acusações e Evidências

Desse modo, o pedido de impeachment se baseia em três pilares principais:

  • Negligencia na Manutenção: A Uampa alega que Melo falhou em manter as Estações de Bombeamento, ao passo que não teria mantido sistema de drenagem urbana da cidade em bom estado.  De acordo com o documento, isso teria contribuído, por consequência, para o “pior desastre ambiental e climático da história de Porto Alegre”.
  • Falta de Transparência: O documento cita, ainda, um manifesto de engenheiros que atestam a robustez e eficiência do sistema de proteção contra inundações da cidade. Porém, ressaltam a necessidade de manutenção constante, especialmente das comportas e casas de bombas. A acusação aponta que Melo ignorou alertas sobre falhas críticas nas estações de bombeamento desde 2018, inclusive relatórios do engenheiro Marcos Goulart Machado.
  • Desinformação e Risco à População: O pedido também inclui denúncias de que o prefeito teria fornecido informações falsas sobre o estado do dique da Fiergs, no bairro Sarandi. Inicialmente, Melo negou o rompimento do dique, o que gerou a necessidade de deslocamento preventivo de moradores. A confirmação posterior do rompimento, segundo a Uampa, demonstra, enfim, o risco à população causado pela desinformação do prefeito.

Reforço das Acusações

Os recentes alagamentos que assolaram Porto Alegre também constam no documento como evidência da alegada negligência de Melo. Definitivamente, as inundações, que causaram transtornos e prejuízos à população, são vistas como consequência direta da falta de cuidado com o sistema de drenagem urbana.

O Impeachment

O pedido de impeachment seguirá em análise na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Se acatado, Melo será afastado do cargo e responderá a um processo que determinará se ele será definitivamente cassado. A proposta terá analise da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Vereadores. O futuro do prefeito de Porto Alegre dependerá da avaliação das provas e argumentos apresentados, além da postura dos vereadores da capital gaúcha.

Por fim, a mobilização da Uampa e o histórico de falhas na gestão de crises e desastres ambientais por parte do prefeito colocam em xeque a sua permanência no cargo.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil