
Foto: CARL DE SOUZA – AFP
Botafogo vence o Guaraní e garante vantagem para o jogo de volta da Copa Sul-Americana. Com gols de Hugo e Tiquinho Soares, o time alvinegro conseguiu virar o placar após sair atrás com um gol de Romeo Benítez. Agora, a equipe joga pelo empate na próxima partida, no dia 9, no Defensores del Chaco.
Cinco lances que marcaram a partida:
1. Jogada desastrosa resulta em gol para o Guaraní: O Botafogo sofreu logo no início da partida, quando hesitações defensivas permitiram que Romeo Benítez abrisse o placar para o time paraguaio.
2. Quase gol do Botafogo: O time alvinegro tentou se recuperar, porém teve dificuldades em finalizar com precisão. A melhor chance veio em um chute de longe de Marlon Freitas, que acertou o travessão.
“Leia mais notícias sobre Esportes Aqui”
3. Ótima atuação do goleiro Muñoz: Com o Botafogo pressionando no segundo tempo, o goleiro do Guaraní foi exigido e fez importantes defesas, salvando duas tentativas de Eduardo e uma bicicleta de Tiquinho Soares.
4. Golaço de Hugo empata o jogo: Após pressionar o adversário, o Botafogo conseguiu o empate com um belo gol de Hugo, aproveitando uma sobra de bola.
5. Tiquinho Soares garante virada: O atacante foi fundamental para a virada alvinegra ao converter um pênalti sofrido por Júnior Santos.

Foto: CARL DE SOUZA – AFP
Primeiro Tempo
O primeiro tempo do jogo foi marcado pela ameaça inicial do Guaraní, com Gil Romero quase abrindo o placar. O Botafogo, então, tentou reagir, mas as jogadas pelos lados com Victor Sá e Di Plácido não foram efetivas. Os paraguaios, por sua vez, buscaram contra-ataques rápidos e tiveram um gol anulado por impedimento. No final da etapa, um chute de Marlon Freitas acertou o travessão, mas as tentativas de Victor Sá, Janderson e Gustavo Sauer não tiveram precisão.
Segundo Tempo
No segundo tempo, o Botafogo voltou com força total, com substituições e muita determinação. O goleiro Muñoz fez importantes defesas para evitar os gols adversários, mas não conseguiu impedir o chute certeiro de Hugo. O time alvinegro continuou pressionando e conseguiu a virada nos minutos finais com o pênalti convertido por Tiquinho Soares.
Situação
Com esse resultado, o Botafogo tem a vantagem do empate no jogo de volta, que será disputado no Defensores del Chaco, no dia 9. A equipe está confiante em manter o desempenho e garantir sua classificação para as quartas de final da Copa Sul-Americana.
FICHA TÉCNICA:
BOTAFOGO 2×1 GUARANÍ (PAR)
Data e hora: 2 de agosto de 2023, às 19h
Estádio: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Andres Matonte (URU)
Assistentes: Richard Trindad (URU) e Andres Nievas (URU)
VAR: Leodan González (URU)
Cartões amarelos: Eduardo (BOT), Gastón Gil Romero, Luis Martinez, Ríos (GUA)
Gols: Romeo Benítez, 2’/1T (0-1), Hugo, 19’/2T (1-1) e Tiquinho Soares, 44’/2T (2-1)
BOTAFOGO: Gatito Fernández; Di Plácido, Adryelson (Philipe Sampaio, intervalo), Cuesta e Hugo; Marlon Freitas, Tchê Tchê (Lucas Fernandes, 36’/2T) e Eduardo; Gustavo Sauer (Matías Segovia, intervalo), Janderson (Tiquinho Soares, intervalo), Victor Sá (Júnior Santos, 26’/2T) e Técnico: Bruno Lage.
GUARANÍ: Muñoz; Raúl Cáceres, Moya, Riveros e Salomoni; Gasyón Gil Romero, Estivel Moreira (Barceló, 32’/2T) e Ríos; Romeo Benítez (Gallardo, 19’/2T), Federico Santander, Camacho (Luis Martinez, 19’/2T) e Técnico: Juan Pablo Pumpido.