Uma família do Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro, viveu momentos de pânico na madrugada desta segunda-feira (10), quando a bateria de uma bicicleta elétrica pegou fogo, colocando o apartamento em risco.
O incidente aconteceu enquanto o equipamento estava sendo carregado em um dos quartos do imóvel, na Rua Gilberto Cardoso.
Explosões acordam morador e iniciam o incêndio
Segundo relatos da moradora, o filho de 19 anos acordou assustado com o som das explosões e viu as chamas saindo das baterias. Ele conseguiu sair rapidamente do cômodo em chamas e, em seguida, acordou os pais.
A família usou um extintor de incêndio do prédio na tentativa de controlar o fogo até a chegada dos bombeiros.
“Ele praticamente arrombou a porta do nosso quarto. A gente estava dormindo com a porta fechada e o ar ligado. Ele gritava: ‘Pai, acorda, fogo no meu quarto! Estou ouvindo barulhos de explosão’. Meu marido pulou da cama. Foi tudo muito rápido. O apartamento já estava todo enfumaçado. Uma névoa preta”, relatou Martha de Mello, moradora do apartamento, em entrevista ao RJTV, da TV Globo.
Danos materiais e marcas de fumaça
As chamas destruíram uma cadeira e outros pertences no quarto onde as baterias estavam sendo carregadas.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
No restante do apartamento, a fumaça deixou marcas de fuligem, mas não houve outros danos materiais significativos.
“Tinha muita fumaça. Tive medo deles ficarem intoxicados com a fumaça, mas eles conseguiram dar conta do incêndio até o extintor acabar. O fogo permaneceu e os vizinhos acionaram os bombeiros, que chegaram prontamente”, lembrou a moradora.
Acionamento do Corpo de Bombeiros e primeiros socorros
O Corpo de Bombeiros foi acionado às 3h10 e chegou rapidamente ao local. A moradora do imóvel informou que o marido sofreu ferimentos nas mãos durante o uso do extintor de incêndio, enquanto o filho foi levado ao hospital devido à inalação de fumaça.
Falta de orientações sobre segurança de baterias preocupa
De acordo com a moradora, os bombeiros destacaram que ocorrências como essa, envolvendo baterias de bicicletas elétricas, têm sido frequentes.
A principal preocupação da família é a falta de informações sobre a maneira mais segura de carregar esses equipamentos.
“A preocupação da gente é em saber como carregar. Não tem muita orientação”, afirmou a moradora.