A 6ª edição do Festival Literário de São Gonçalo (Flisgo) começa na próxima segunda-feira, 4 de novembro. O evento terá sua abertura oficial no Teatro Municipal George Savalla Gomes, às 19h. O festival trará como novidade o lançamento do livro “Princesa Ayana numa Aventura Mágica”, escrito pela autora mirim Maria Flor Fonseca Diniz, que tem apenas 4 anos.
Coautorado com sua mãe, a obra promete encantar leitores de todas as idades. A narrativa, rica em imaginação, apresenta Ayana, uma princesa corajosa que recebe uma missão importante de um dragão “bem feião”. Além do lançamento do livro de Maria Flor, a noite contará com o lançamento da Coleção de Poesia Escritoras Vivas, de Yonara Costa, Suzane Veiga e Cyntia Fonseca, mãe de Maria Flor.
+ MAIS NOTÍCIAS DE SÃO GONÇALO? CLIQUE AQUI
Ela sempre me vê no computador, trabalhando, ou escrevendo e um dia pediu pra criar uma história também. Ela cria histórias todos os dias, na verdade, com seus brinquedos, bonecas, e pede para ler sempre antes de dormir. Então, pensei ‘por que não?’ Vamos lá. E ela começou a contar a história de uma princesa que morava com seu gato. Fui estimulando a criatividade dela para ver no que daria, e deu um livro”, relembra a mãe.
Uma Narrativa Interativa e Cativante
O livro “Princesa Ayana numa Aventura Mágica” apresenta ilustrações coloridas e uma linguagem envolvente. A história promove uma reflexão sobre esperança e a pureza infantil, convidando os pequenos leitores a criarem suas próprias narrativas ao final, por meio de uma “carta mágica”.
Maria Flor ainda não sabe escrever, mas fez questão de ‘digitar’ as últimas palavras do livro. Além disso, ela gravou um vídeo para compartilhar a novidade com seus amigos. Publicado pela editora Mapa das Letras, o livro é interativo e conta com uma versão em áudio. O preço de venda é de R$ 35.
Sinopse e Curiosidades
Na história, um dragão emerge do mar trazendo uma mensagem urgente: uma misteriosa escuridão ameaça os reinos vizinhos. Apenas a princesa Ayana, com sua coragem e bondade, pode salvar a todos.
Além disso, vale destacar que o nome “Ayana” tem origem africana, significando “flor formosa” ou “linda flor”. Este é o primeiro lançamento do selo Mapinhas das Letras, da editora Mapa das Letras, que pode ser conferido em mapadasletras.com.br/publicacao-de-livros/. As ilustrações combinam pintura, design gráfico e inteligência artificial. Embora princesas possam ser fictícias, a narrativa de dragões e gatos que falam encanta a imaginação.
Lançamento Oficial do Livro
O livro infantil também será lançado no dia 9 de novembro, a partir das 18h, no Empório Vírgula Jardim, localizado no Barreto, em Niterói. A entrada é gratuita e todos estão convidados a participar desse momento especial.