Rio de Janeiro - Capital

Ciclistas são atropelados por motorista sem CNH na Enseada de Botafogo

Ciclistas são atropelados por motorista sem CNH na Enseada de Botafogo | Divulgação/MFTriathlon

Cinco ciclistas foram atropelados por um carro desgovernado na altura da Enseada de Botafogo, na Zona Sul do Rio, no início da manhã desta quinta-feira (7). O grupo seguia em direção à Área de Proteção ao Ciclismo de Competição (APCC), quando foi atingido pelo veículo.

O motorista, que não possuía carteira de habilitação, tentou fugir do local, mas acabou detido por agentes da Guarda Municipal próximo ao Aeroporto Santos Dumont, a cerca de seis quilômetros do ponto do atropelamento.

Entre os feridos está Márcia Ferreira, 57 anos, ex-triatleta medalhista nos Jogos Pan-Americanos de 1995. Ela sofreu uma fratura no braço e precisou de sutura no quadril, após as grades de proteção da ciclovia caírem sobre ela.

Outros dois atletas, Rodrigo Paulo (50) e Lucas Junior (58), foram encaminhados ao Hospital Municipal Miguel Couto, no Leblon, e já receberam alta. Dois integrantes da equipe recusaram atendimento médico.

Segundo a Comissão de Segurança no Ciclismo do Rio de Janeiro (CSC-RJ), o grupo foi atingido a poucos metros da APCC, área voltada a treinos de ciclismo de alto rendimento, que funciona das 4h às 5h30 da manhã.

O caso está sendo investigado pela 5ª DP (Mem de Sá). O motorista responderá por lesão corporal culposa na direção de veículo automotor, com agravante por não ter CNH. Ele pagou fiança e responderá em liberdade.

Repercussão e histórico

A assessoria de triathlon MFTeam, da qual Márcia Ferreira faz parte, informou que todos os atletas passam bem. Nas redes sociais, a CSC-RJ publicou um comunicado pedindo mais conscientização de motoristas:

“Mesmo com fiscalização e leis mais duras, nada muda se o comportamento das pessoas no trânsito continuar o mesmo. A mudança começa por você.”

Ciclistas são atropelados por motorista sem CNH na Enseada de Botafogo | Reprodução

O acidente reacendeu críticas à segurança na APCC. O ciclista André Coelho afirmou que a estrutura do local é falha.

“Enquanto os cones não forem substituídos por barreiras reais, vamos continuar vulneráveis. Motoristas embriagados matam há anos e nada muda.”

Ele lembrou o caso do ciclista Pedro Nikolay, atropelado fatalmente por um ônibus em 2013, em Ipanema. O caso foi o estopim para a criação da APCC.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

A nutricionista Cristiane Perrone também comentou o caso:

“Absurdo. Somos desrespeitados todos os dias. Fechadas, xingamentos, ‘finos’… Agressividade gratuita.”

Márcia Ferreira já havia sido atropelada no mesmo local

Referência no triathlon nacional, tricampeã brasileira e bicampeã sul-americana, Márcia Ferreira já havia sido atropelada na Praia de Botafogo em 1997, também durante um treino. Na época, ela ocupava uma das melhores posições do ranking mundial.

Após o acidente, passou por diversas cirurgias e, mesmo tentando voltar às competições, decidiu focar na formação de novos atletas. Hoje, lidera a equipe MFTeam, voltada ao triathlon.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *