
Foto: Leonardo Fonseca
O Aeroporto de Maricá (SBMI), sob gestão da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), está em processo de contratação de uma clínica veterinária especializada em animais silvestres. Diferentemente do que muitos imaginam, a contratação não é para um médico veterinário individual, mas sim para uma clínica especializada.
Essa iniciativa faz parte do trabalho de gerenciamento de risco de fauna realizado pelo aeroporto desde 2018. O objetivo é garantir a segurança operacional do local, bem como a integridade física das pessoas envolvidas nas operações aeronáuticas.
O superintendente do aeroporto explicou que o foco principal desse gerenciamento de risco está no perigo que a fauna pode representar. Para isso, já foi contratado o Serviço Técnico Especializado no Manejo de Fauna, responsável por vistorias, acompanhamento dos animais e proposta de medidas mitigatórias.
Além disso, a Firjan/SENAI, por meio de um contrato específico, também realiza ações de afugentamento e, ainda em 2023, realizarão a captura e realocação de animais silvestres.
A contratação da clínica veterinária especializada complementará as atividades de manejo de fauna, principalmente para atender à demanda de captura e realocação de animais. O objetivo é proporcionar os mais altos níveis de segurança operacional, protegendo tanto a saúde animal como os bens públicos e privados.
As clínicas veterinárias interessadas em participar do processo de licitação devem retirar o edital no site https://codemar-sa.com.br ou www.comprasgovernamentais.gov.br, ou ainda solicitar por e-mail no endereço licitacoes@codemar-sa.com.br. A data da licitação está marcada para o dia 25/07, às 10h.
Fica evidente que o Aeroporto de Maricá está comprometido em garantir a segurança e o bem-estar tanto dos animais silvestres como das pessoas envolvidas nas operações aeroportuárias. A contratação de uma clínica veterinária especializada é mais um passo importante nesse sentido.