
Foto: Reprodução
Policiais da Delegacia do Consumidor (Decon), em conjunto com técnicos do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (Ivisa-Rio), deflagraram uma operação nesta quinta-feira (13) para fechar um abatedouro clandestino de porcos no bairro de Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Uma equipe de peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) também participou da ação.
Durante a fiscalização, os agentes constataram condições precárias e insalubres em todo o processo de criação, abate e armazenamento da carne suína.
►Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui
Os animais eram criados em meio a esgoto a céu aberto, lixo e carcaças de outros animais mortos. Assim, além de serem alimentados com restos de comida estragada. Muitos dos porcos apresentavam sinais de fraqueza e doenças.
Diante das graves irregularidades encontradas, o local foi imediatamente interditado e mais de 5 toneladas de carne de porco e miúdos impróprios para o consumo foram descartados. A ação teve como objetivo proteger a saúde pública e evitar a venda de carne contaminada à população.