EducaçãoItaboraíLeste Fluminense

Alunos de Itaboraí vão representar Rio em Prêmio Nacional

Alunos de Itaboraí conquistam prêmios no ‘MPT na Escola’. (Divulgação)


Alunos da rede municipal de ensino de Itaboraí foram premiados em três categorias do Prêmio Estadual ‘MPT na Escola’, uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro. A cerimônia de premiação ocorreu nesta quinta-feira (17), no campus de Itaboraí do Instituto Federal Fluminense (IFF), em Nova Cidade.

O projeto, adotado pela Secretaria Municipal de Educação de Itaboraí em 2022, iniciou sua edição de 2024 no mês de fevereiro. O prêmio, que faz parte do eixo “Educação do Resgate à Infância: A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”, envolveu alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais Prefeito Símaco Ramos de Almeida, em Porto das Caixas, Pimentel de Carvalho, em Cabuçu, e Escola Municipalizada Acácio Campos dos Santos, no Areal.

A principal missão do projeto é envolver a comunidade escolar na conscientização e prevenção ao trabalho infantil, desenvolvendo atividades educativas em escolas selecionadas. Este ano, três trabalhos se destacaram no prêmio municipal, realizado em julho, e foram escolhidos para concorrer ao Prêmio Estadual ‘MPT na Escola’ nas categorias Conto, Poesia, Desenho e Música.

+ MAIS NOTÍCIAS DE ITABORAÍ? CLIQUE AQUI

Entre os premiados, Enzo Borges de França conquistou o 3º lugar na categoria Desenho. Na categoria Conto, Yasmin Victória Teixeira Ribeiro garantiu o 2º lugar. Já o 1º lugar na categoria Música foi alcançado pelos alunos Andryl Miguel Izidoro Oliveira, Ludmila Codolino Bueno, Marina Pereira Batista, Rafaela Soares Alves e Weverton da Conceição da Silva. Os alunos vencedores receberam smartphones e certificados, enquanto seus professores orientadores foram premiados com tablets.

Além disso, os alunos premiados na categoria Música não só venceram o Prêmio Estadual, como também representam o Estado do Rio de Janeiro na competição nacional do Prêmio MPT na Escola 2024.

A participação no projeto foi ampla. Ao todo, 61 escolas da rede municipal de Itaboraí aderiram à iniciativa, mobilizando 244 turmas e mais de 5 mil alunos. O tema central de todas as atividades foi o combate ao trabalho infantil, abordado de forma educativa e interativa.

A coordenadora municipal do projeto, professora Ellen Barreto, destacou a relevância do programa para os alunos e professores, ressaltando que a participação no concurso traz visibilidade para a educação oferecida em Itaboraí.

 Premiação estadual destaca alunos de Itaboraí

Estudantes da rede municipal de Itaboraí brilharam no Prêmio Estadual ‘MPT na Escola’, ocupando três posições de destaque. A competição, promovida pelo Ministério Público do Trabalho, visa conscientizar sobre o combate ao trabalho infantil, envolvendo escolas em projetos educativos. Os vencedores participaram de uma cerimônia realizada no campus Itaboraí do IFF, celebrando os talentos locais.

Projeto visa combater o trabalho infantil

O prêmio ‘MPT na Escola’ tem como foco o combate ao trabalho infantil, e o projeto educacional envolve diversas escolas no estado. Em Itaboraí, mais de 5 mil alunos participaram das atividades, trabalhando diretamente com o tema. Os trabalhos selecionados para o prêmio estadual passaram por uma etapa municipal, onde já haviam se destacado entre os melhores.

 Alunos premiados e reconhecimento nacional

Os alunos de Itaboraí premiados no concurso estadual garantiram não só reconhecimento local, mas também nacional. Na categoria Música, os estudantes que alcançaram o 1º lugar representarão o Rio de Janeiro no Prêmio Nacional MPT na Escola, levando o nome do município e do estado para a disputa em nível nacional.

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Educação