
Foto: Divulgação – Polícia Civil
Agentes da Delegacia Especial de Crimes Contra o Consumidor (DECON), realizaram uma operação de fiscalização em um supermercado localizado na Rua Milton Rocha Soares, em Piratininga, Niterói, na tarde de quarta-feira (10). A ação visou verificar denúncias recebidas pelo setor de inteligência da DECON sobre a comercialização de produtos vencidos, adulterados e impróprios para consumo humano.
A fiscalização aconteceu em colaboração com peritos do Serviço de Perícias da Cidade da Polícia (SPCID-ICCE) e fiscais do Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses de Niterói (DEVIC)
Ao chegar ao local, os agentes foram recebidos pelo proprietário do estabelecimento e realizaram uma inspeção nos setores de congelados, açougue, frios e laticínios.
Foram encontrados 682 quilos de produtos expostos à venda com data de validade vencida ou sem identificação de validade, incluindo embutidos, margarina, carnes e produtos processados congelados.
► Leia mais notícias sobre Niterói aqui
Alguns produtos não tinham identificação de origem, e outros tiveram a validade intencionalmente removida para enganar os consumidores. Além disso, os agentes encontraram uma infestação de insetos transitando entre os alimentos.
Após a constatação das irregularidades pela perícia criminal, todo o material impróprio para consumo foi recolhido e descartado. O local foi interditado pelos fiscais. O proprietário do estabelecimento foi levado à DECON e autuado em flagrante por crime contra as relações de consumo, cuja pena varia de 2 a 5 anos de detenção.
A reportagem não conseguiu localizar a defesa do preso. O espaço permanece aberto.