Nesta quinta-feira (11), a Prefeitura do Rio entregou os novos veículos que serão utilizados pela Comlurb para a coleta de lixo em condomínios de baixa renda e bairros residenciais de Realengo e Bangu, na Zona Oeste.
A estrutura fornecida pelo prefeito Eduardo Paes inclui 2.200 contêineres plásticos de 1.200 litros e 50 caminhões, sendo 23 caminhões compactadores e 21 caminhões basculantes para a remoção de lixo público e especial.
O prefeito destacou que a entrega dos veículos marca o início de uma nova forma de coleta dentro de condomínios para famílias de baixa renda da Zona Oeste, como os do programa Minha Casa, Minha Vida. Assim, os contêineres cedidos em comodato pela Comlurb ficarão dentro dos locais, facilitando a coleta e evitando o acúmulo de lixo nas ruas.
►Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui
Com a mudança, mais de 100 mil pessoas em mais de 100 condomínios do Minha Casa, Minha Vida serão beneficiadas. A nova frota de veículos conta com caminhões modernos e equipamentos tecnológicos para facilitar a coleta em áreas de difícil acesso. Assim, o presidente da Comlurb, Flávio Lopes, ressaltou que a iniciativa melhorará a qualidade de vida, saúde e meio ambiente.
Sendo assim, os caminhões compactadores possuem motor Euro 6 de baixa emissão de gases poluentes e dispositivos para basculamento automático dos contêineres.
Enfim, o subprefeito da Grande Bangu, Robson do Chocolate, destacou a importância dos equipamentos para a educação das crianças. Assim, o subprefeito da Zona Oeste, Diogo Borba, enfatizou a melhoria dos serviços públicos na região.